Sensação desta edição do Masters 1000 de Indian Wells depois de ter eliminado ninguém menos do que Rafael Nadal, líder do ranking mundial e atual campeão do torneio norte-americano, o ucraniano Alexandr Dolgopolov não foi páreo para Roger Federer neste sábado. Em apenas 1h01min, o tenista suíço arrasou o rival por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, e garantiu vaga na final da competição.
Campeão em Dubai há duas semanas e retomando o tênis que o consagrou como mito do seu esporte, Federer lutará por mais um título na sua carreira neste domingo, quando enfrentará na decisão o vencedor da partida entre o sérvio Novak Djokovic e o norte-americano John Isner, programada para acontecer ainda neste sábado.
Federer tentará ser campeão em Indian Wells pela quinta vez, depois de ter ficado com a taça na Califórnia em 2004, 2005, 2006 e 2012, e o recordista de títulos de Grand Slam chegará embalado à final deste domingo. Ele ainda não perdeu sets nesta edição do torneio e antes de bater Dolgopolov passou por Kevin Anderson, Tommy Haas,
Paul-Henri Mathieu e Dmitry Tursunov.
No jogo deste sábado, Federer aproveitou a única chance que teve de quebrar o saque do ucraniano no primeiro set para abrir vantagem e depois fechar a parcial em 6/3. Já no segundo set, mais uma vez absoluto com o saque na mão, converteu três de oito break points e assim encaminhou rapidamente o triunfo por 6/1.