O título de Rafael Nadal no torneio de Queens, no domingo (15), não foi o suficiente para aproximar o espanhol de Roger Federer no ranking da ATP. Na lista divulgada nesta segunda-feira (16), o suíço aparece com 6.900 pontos, 1.145 a mais que o rival, a diferença aumentou 55 pontos com relação à semana passada.
A explicação é simples: Nadal levou o título de Queens, mas somou apenas 170 pontos, já que defendia o desempenho de 2007, quando alcançou as quartas-de-final. Já Federer, com o título de Halle, acrescentou 225 pontos, pois não disputou o torneio no ano passado.
A briga pelas primeiras posições deve esquentar em Wimbledon, onde Federer defende os 1.000 pontos do título. A grama inglesa deve ter novamente uma disputa pelo segundo lugar entre Nadal e Novak Djokovic, terceiro colocado, a 395 pontos do espanhol.
O ranking desta semana mostra duas mudanças entre os dez primeiros. O argentino David Nalbandian recuperou o sétimo lugar ultrapassando o norte-americano James Blake, e Richard Gasquet voltou ao nono posto, à frente de Stanislas Wawrinka.
Para os brasileiros, a semana foi de subidas tímidas, mas que proporcionaram os melhores rankings de suas carreiras. Thomaz Bellucci ganhou um posto e agora é o 67º, enquanto Marcos Daniel subiu três e ocupa a 72ª colocação. Quem também alcançou a melhor posição na carreira foi o número 3 do País, Franco Ferreiro, agora 150º.