Paris – Campeão dos últimos três Grand Slam que disputou – Austrália em janeiro; US Open, em setembro de 2006; e Wimbledon, em julho, também de 2006 -, Roger Federer parece finalmente estar se sentindo à vontade no saibro de Roland Garros, o único dos grandes torneios que ainda não venceu. Ontem, o suíço aproveitou o agradável clima de primavera em Paris e praticamente passeou pela quadra central Philippe Chatrier, na vitória sobre o italiano Potito Starace por 6/2, 6/3 e 6/0.

continua após a publicidade

?Estou feliz por não ter perdido um set sequer ainda?, enfatizou Federer, que nas oitavas-de-final vai enfrentar um velho freguês o russo Mikhail Youzhny, número 15 do mundo: são nove jogos, e entre eles a final do Torneio de Dubai, no começo deste ano, e nove vitórias, com apenas dois sets perdidos. Youzhny vem embalado por ter eliminado um ex-campeão em Paris, o espanhol Juan Carlos Ferrero, em quatro sets: 6/7 (3/7), 7/6 (7/3), 6/2 e 6/2.

Se o tempo ajudar, as chuvas pararem e o sol se encarregar de deixar o piso da quadra bem seco, Federer tem maiores chances de avançar na competição. ?As primeiras rodadas para mim foram muito duras. O tempo não ajudou e a quadra estava muito pesada?, comentou o número 1, festejando a pausa dada pelas chuvas em Paris. Sua atual condição já faz muita gente apostar nele. E gente entendida, como o lendário Bjorn Borg, seis vezes campeão em Roland Garros. ?Depois da vitória que teve em Hamburgo, acho o Federer o favorito para vencer este ano, apesar de a maioria dizer que Nadal irá levar o título.?

O espanhol, número 2 do mundo, entra em quadra neste sábado pela terceira rodada, contra seu compatriota Albert Montanes. Nos outros jogos desta sexta-feira, a principal surpresa foi a eliminação do croata Ivan Ljubicic, número 7 do mundo, derrotado em cinco sets (6/4, 6/7 (7/4), 4/6, 6/3 e 6/4) pelo italiano Filippo Volandri, o mesmo que derrubou Federer no Masters Series de Roma.

continua após a publicidade