Federação pernambucana atrás dos culpados

Recife – A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) instaurou sindicância para apurar erros e falhas que podem ter motivado o tumulto que resultou em cerca de 15 pessoas feridas, domingo, antes do início do jogo Estudantes x Sport, no Estádio Ademir da Cunha, no município metropolitano de Paulista. ?Isto nunca ocorreu em Pernambuco e vamos verificar o que houve para que não venha a se repetir?, afirmou ontem o presidente interino da federação, Evandro Carvalho, que garantiu assistência e acompanhamento médico para as vítimas do incidente.

Os adolescentes Humberto Pereira Gusmão e Diogo de Melo apresentam quadro mais grave. Eles sofreram traumatismo craniano e estão internados na unidade de trauma do Hospital da Restauração, no Recife.

O tumulto teve início por volta das 14h, com a demora na troca de alimentos não-perecíveis por ingressos dentro de uma campanha de solidariedade. Os ingressos só chegaram meia hora depois. Aglomeração, empurra-empurra, gente que pagou o ingresso tentando entrar no estádio sem conseguir. Na confusão, em que torcedores foram pisoteados, parte de um muro que separa o estádio de um terreno para estacionamento caiu, ferindo mais gravemente os que o tentavam pular – a fim de chegar ao estádio – e a quem estava próximo.

Mais de 10 mil torcedores compareceram ao jogo. Na semana passada, o Batalhão de Choque da PM vistoriou o campo e o considerou inadequado para tal público e indicou, como uma das principais falhas a falta de estrutura no acesso. Quando ocorreu o tumulto, não havia ambulância nem carro do corpo de bombeiros no local. O presidente interino da FPF disse que o estádio é relativamente moderno, com menos de 20 anos, e com capacidade para 12 mil pessoas. A PM usou spray de pimenta para conter a multidão. No intervalo do primeiro tempo, dentro do campo, nova confusão. Um desconhecido jogou uma bomba caseira provocando correria. Mais de 20 pessoas foram detidas e depois liberadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo