Divulgação |
Jornalista Dias Lopes prevê sucesso maior neste ano. |
O ano de 2007 chegou ao fim com a bola do futsal paranaense em alta. Foi uma temporada de grandes conquistas e muitas vitórias na avaliação da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS). ?Um ano em que pudemos ver várias novas sementes germinarem e inúmeras árvores, há tempos já plantadas, produzindo generosos frutos?, comentou Dias Lopes, presidente da FPFS.
Entre os frutos colhidos em 2007, destaque para o público presente aos ginásios no Campeonato Paranaense: mais de cem mil torcedores na soma das três divisões. Somente na decisão da Série Ouro, quase quinze mil pessoas estiveram presentes às três partidas disputadas entre as equipes de Umuarama e Cascavel, sendo que em todas elas a lotação total dos ginásios fez com que muitos torcedores não pudessem entrar.
O título estadual acabou premiando o trabalho desenvolvido pelo Naga/Zaeli/Penalty/ Umuarama, que venceu em quadra um campeonato dos mais disputados da história. Foram dezesseis equipes, de dezesseis diferentes cidades, competindo durante nove meses, naquela que foi a maior competição estadual entre todas as modalidades disputadas no Paraná este ano. ?Uma disputa de alto nível que chegou ao fim sem nenhum problema?, afirmou Dias Lopes, fazendo questão também de ressaltar as conquistas do Foz/Adeafi, na Série Prata, e do time de Santo Antônio do Sudoeste na Série Bronze.
Sementinha que virou sucesso
Entre as sementinhas plantadas pela Federação Paranaense de Futebol de Salão em 2007, destaque para a primeira edição do Campeonato Estadual feminino. Anteriormente disputada no formato de Taça Paraná, pela primeira vez a competição seguiu os moldes da disputa masculina, com todas as equipes se enfrentando.
Já em seu primeiro ano, a competição teve dez equipes participantes. O título ficou com a Unopar/Fel/Sercomtel, de Londrina, em uma decisão que teve até transmissão ao vivo pela televisão.
Foi um ano em que o futsal paranaense esteve mais do que nunca na TV, sendo levado a todo o Estado. A Série Ouro do Campeonato Paranaense masculino teve três redes transmitindo jogos ao vivo. Um total de 39 partidas mostradas através da CATVE/Educativa, da TV Tarobá/Bandeirantes e da RPC/Globo durante o ano, em transmissões que, somadas, atingiram aproximadamente quatro milhões de telespectadores por todo o Estado e também em outras regiões do País, através de antena parabólica ou internet. Sem contar as várias emissoras regionais que também mostraram nossos jogos depois de realizados. ?Mostrar o nosso produto a um público cada vez maior é outra das árvores que vêm nos rendendo grandes frutos?, afirmou o presidente da Federação Paranaense.
Durante a temporada de 2007 foram 37 competições organizadas pela FPFS, além de outras tantas de nível nacional em que as equipes paranaenses representaram o Estado. Disputas como a Liga Nacional masculina, que teve a participação do Diplomata/Mufattão/Cascavel e do Naga/Zaeli/Penalty/ Umuarama, e a Liga Nacional feminina, que teve a Unopar/Fel/Sercomtel chegando à decisão. ?Um ano para se comemorar, mas sem deixar de pensar no que podemos plantar e colher em 2008?, encerrou Dias Lopes.