Átila Alberti
Carlos Tafarello, no estúdio
que gerará as imagens
da transmissão da competição.

Jogos de futebol transmitidos em tempo real pela internet, com várias câmeras, narrador, convidados e repórter, disponível até para usuários de acesso discado e com qualidade semelhante à da TV. Tudo isso de graça. Coisa de primeiro mundo? Coisas do contraditório futebol paranaense. Enquanto dá a largada para um torneio chocho e desorganizado, a Federação Paranaense de Futebol lança a versão definitiva de seu sistema de transmissão via web, ousada e inédita no Brasil.

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Depois de levar à rede três jogos da Divisão de Acesso numa fase experimental, a FPFTV transmite hoje o confronto entre times B de Paraná e Coritiba, na Vila Olímpica do Boqueirão, através do site www.fpftv.com.br. O clássico, com portões fechados, faz parte da rodada inaugural da chamada ?Copa 100 Anos?, que celebra o centenário do esporte no estado com três anos de atraso.

O torneio tem 12 times, turno único e pontos corridos.

O campeão tem vaga na Série C do ano que vem (para os times do interior) e outra na Copa do Brasil de 2008.

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Os jogos da Segundona serviram para a equipe técnica contratada pela FPF e para a Taffarello, empresa geradora das imagens, adaptarem-se à transmissão via web. ?Não havia parâmetro conhecido. Tivemos que aprender na raça e fazer os ajustes necessários?, conta o gerente de marketing da FPF, César Teixeira, responsável

por organizar e implantar a novidade. O modelo de transmissão é semelhante ao da TV, mas com adaptações – o enquadramento tem ângulo mais fechado, pois as telas de computador são menores, e as câmeras se movimentam menos, não deixando a imagem borrada. Nos primeiros jogos houve limitação de 500 acessos simultâneos. Agora a FPF garante quantidade ilimitada de internautas. O sinal é transferido via satélite ao Datacenter, nos Estados Unidos, e volta de imediato ao provedor do usuário. O atraso médio em relação ao tempo real (?delay?) tem sido inferior a 10 segundos.

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A transmissão terá opção para usuários de internet com velocidade de 28 Kbytes/segundo (habitual do acesso discado). ?Queremos proporcionar as imagens ao maior número possível de internautas?, diz Teixeira.

Fora isso, não é necessário software ou adaptação num computador comum.

Nessa Copa 100 Anos, a FPFTV planeja transmitir um jogo por rodada.

Os planos futuros incluem uma programação fixa do canal, com programas esportivos e debates, e a venda de pacotes dos jogos. ?Adquirimos o que existe de mais avançado em tecnologia para transmissões ao vivo pela web?, festeja o presidente da FPF, Onaireves Moura. Uma idéia arrojada, como outras já lançadas pela Federação – se vai funcionar, só o tempo dirá.

Antecipando o futuro na web

A iniciativa de transmitir os jogos online foi toda da FPF. Meio desconfiados, mas acreditando no sucesso a longo prazo, os clubes embarcaram na idéia.

Uma comissão com 7 clubes (os três da Capital, mais J. Malucelli, Londrina, Adap e Cianorte) foi constituída pra definir o modelo de transmissão pela web. Nesta fase de implantação da idéia, os clubes cedem imagens gratuitamente para a geração dos jogos. O plano é num futuro próximo cobrar pelos acessos – haverá preços individuais, por jogo, e pelo pacote, como no sistema pague-para-ver da TV por assinatura. O valor seria rateado de forma semelhante ao dos direitos de TV, com parcela maior ao trio-de-ferro.

Os clubes acreditam que o projeto faz o estado antecipar um passo em direção ao futuro. ?O Paraná já tem um mercado forte em internet, e que cresce cada dia mais?, avalia o presidente da Adap, Adílson Batista do Prado.

Os lucros, esperam os dirigentes, virão aos poucos. Mesmo porque a novidade ainda engatinha entre o público em geral. Coritiba, Londrina e Adap já inseriram ?banners? do canal em seus sites oficiais. ?A FPF ainda precisa criar uma cultura entre mídias e grandes anunciantes. Mas é um meio que tem suas vantagens, como a interatividade, que permite até uma compra enquanto o internauta assiste ao jogo. O caminho é esse, pois a rede está em todo o lugar. Por que não apostar??, indaga o diretor de marketing do Coxa, Hudson José.