esportes

Federação do Rio afasta árbitro de linha que errou em gol do Botafogo

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) decidiu afastar o árbitro de linha Leandro Newley Belota, por erro cometido na partida entre Botafogo e Macaé, no sábado, em rodada do Campeonato Carioca. O juiz não anulou lance que gerou o gol da vitória de virada do Botafogo, por 2 a 1, no Engenhão.

O lance, decisivo, aconteceu aos 52 minutos do segundo tempo, quando Guilherme cruzou da linha de fundo e Vinicius Tanque marcou o gol. No momento do cruzamento de Guilherme, a bola já estava fora do campo. A arbitragem, contudo, não marcou nada. Leandro Newley estava logo atrás de Guilherme no momento da finalização.

Pelo erro cometido, o Grupo Gerenciamento de Problemas (GGP), comandado pelo presidente da comissão de arbitragem, Jorge Rabello, afastou o árbitro de linha. Não foi informado a duração do afastamento de Leandro Newley.

“Em contato com o Leandro, ele nos contou que no momento do passe a bola ganhou velocidade e o atleta do Botafogo correu para alcançá-la. Neste momento, ele se posicionou de maneira que pudesse avaliar a jogada com precisão, ficando sob a linha de meta”, afirmou Sérgio Santos, coordenador da comissão de ensino da Ferj, ao divulgar a justificativa do árbitro de linha.

“O jogador do Botafogo alcança a bola e, entendendo que a mesma não tinha saído, informou ao árbitro que ela estava em jogo. Ele estava posicionado corretamente, mas devido à velocidade do lance e a preocupação em não se chocar com o jogador do Botafogo, não foi capaz de avaliar se a bola teria saído ou não”, declarou Santos, em vídeo. De acordo com ele, Leandro Newley ficará afastado para fazer uma “bateria de treinamentos com instrutores”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo