O tênis brasileiro volta a receber a Fed Cup oito anos após o último confronto em casa, com a disputa entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro no Graciosa Contry Club, em Curitiba, quando estarão reunidas as equipes para o Zonal Americano, em disputa por uma vaga no Grupo Mundial II de 2012.
A equipe brasileira foi definida nesta quinta-feira pelo capitão contratado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Eduardo Frick, que vai contar com Roxane Vaisemberg (229.ª do ranking de simples da WTA), Vivian Segnini (303.ª), Ana Clara Duarte (409.ª), as três já com participações na competição equivalente a uma Copa do Mundo do tênis feminino, além de Beatriz Haddad Maia (686.ª), revelação que recebeu sua primeira convocação aos 15 anos.
A CBT tem investido no tênis feminino com apoio financeiro para Ana Clara Duarte, Roxane Vaisemberg e Vivian Segnini , enquanto Beatriz Haddad Maia participa do Programa Olímpico Rio-2016, projeto firmado em conjunto com o Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Gustavo Kuerten e Larri Passos.
Aos 22 anos, Roxane Vaisemberg já disputou 11 partidas na Fed Cup, obtendo seis vitórias entre simples e duplas, enquanto Ana Clara Duarte, também aos 22, venceu sete partidas das 11 disputadas. Vivian Segnini, de 23 anos, venceu duas de suas três partidas na competição.
Beatriz Haddad Maia recebe apoio da CBT há dois anos e treina no Instituto Larri Passos, em Balneário Camboriu. Ela está entre as cem melhores tenistas do mundo no ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF), com a 78.ª colocação. No ano passado, Bia disputou seus primeiros torneios profissionais, foi finalista de um Future de US$ 10 mil em São Paulo perdendo para Maria Fernanda Alves e conquistou o título em Goiânia ao bater a portuguesa Barbara Luz.
No dia 24 de janeiro ocorre a chegada das tenistas e a comissão técnica a Curitiba para o período de aclimatação e treinamentos no local onde serão realizadas as partidas.