Melbourne – A primeira rodada do Aberto da Austrália deu sustos nos principais favoritos ao título. O suíço Roger Federer e o norte-americano Andy Roddick entraram em quadra em Melbourne, e sofreram para vencer seus jogos. Já o croata Ivan Ljubicic não teve a mesma sorte. Cabeça-de-chave número 4 do torneio, ele perdeu para o norte-americano Mardy Fish por 4/6, 7/6 (7/2), 6/4 e 6/4.
Número 1 do mundo e atual campeão na Austrália, Federer teve mais dificuldades que o previsto contra o alemão Bjorn Phau, que é o 83.º colocado do ranking. O sempre tranqüilo suíço chegou a ficar irritado com seus erros quando perdia o primeiro set por 5/3. Mas, depois disso, ele venceu dez games seguidos e fechou o jogo em 7/5, 6/0 e 6/4.
?Tive muitos altos e baixos, mas no geral estou satisfeito com meu rendimento. Meu rival jogou muito bem e estou contente em ter podido vencê-lo em três sets quando no começo da partida tudo deu errado para mim?, afirmou Federer.
Roddick teve ainda mais dificuldades para superar o francês Jo-Wilfried Tsonga, 212.º colocado no ranking mundial, pois perdeu um tie-break interminável (18/20) logo no primeiro set e chegou a estar perdendo o segundo por 5/2.
?Nesse momento pensei que esta seria uma situação nova para ele e por isso, consegui colocar pressão em seu jogo?, explicou Roddick, que virou o jogo e derrotou o francês por 6/7 (18/20), 7/6 (7/2), 6/3 e 6/3.
Feminino
A francesa Amelie Mauresmo começou com uma fácil vitória a sua caminhada rumo ao bicampeonato do Aberto da Austrália. Cabeça-de-chave número 2 do torneio, ela venceu a norte-americana Shenay Perry por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Número 3 do mundo, Mauresmo tem chance de assumir a liderança do ranking mundial depois do Aberto da Austrália. Ela terá uma disputa particular com a russa Maria Sharapova, que está em segundo lugar na lista da WTA, já que a primeira colocada, a belga Justine Henin-Hardenne, desistiu de disputar o torneio em Melbourne.
Mais uma favorita a estrear na competição nesta segunda-feira foi a russa Svetlana Kuznetsova, número quatro do mundo. Ela derrotou a australiana Jessica Moore por 2 a 0, com direito a um pneu (6/0) no segundo set – a parcial do primeiro foi 6/2.
Um dos destaques do primeiro dia foi a norte-americana Serena Williams. Ela está voltando às quadras depois de ficar quatro meses se recuperando de contusão. E venceu a italiana Mara Santangelo por 6/2 e 6/1.
Croatas e sérvios brigam na quadra 3
Melbourne – A rodada inaugural do Aberto da Austrália, o primeiro torneio de Grand Slam da temporada, foi marcada pela violência. Num fato inédito em competições desse nível no tênis, torcedores sérvios e croatas se enfrentaram numa briga nas dependências do Melbourne Park, onde acontecem os jogos.
O confronto entre sérvios e croatas começou com insultos na quadra 3, durante o jogo do croata Mario Ancic diante do japonês Go Saeda, e logo tomou conta dos jardins em volta à Rod Laver Arena, revelando proporções assustadoras, com grupos atirando objetos, copos de cerveja e culminando em agressões. A polícia, em ação conjunta com os seguranças do torneio, expulsou do complexo de Melbourne Park 150 torcedores envolvidos na confusão.
?A maioria era de sérvios, que foram expulsos do estádio quando tentavam provocar os croatas?, informou um porta-voz da polícia australiana. De acordo com Steve Wood, presidente da Federação Australiana de Tênis, não houve detidos e nem feridos graves.