Hamilton fez uma bobagem. Raikkonen se atrapalhou com o excesso de água na pista. Massa conseguiu se salvar “aos 44 do segundo tempo”. Os candidatos ao título de 2008 tiveram um sábado irreconhecível em Monza, especialmente os dois primeiros.
O inglês da McLaren, quando começou a segunda parte da classificação, o “Q2”, achou que a pista estava boa o bastante para usar pneus intermediários.
“A decisão foi minha e dos meus engenheiros”, contou o líder do mundial. Mas ainda tinha muita água. Não funcionou. Quando trocou para pneus de chuva forte,
o toró apertou e a pista ficou em péssimas condições. Resultado: foi o pior entre os 15 que participavam daquela fase do treino e ficou apenas em 15.º no grid.
O finlandês da Ferrari apenas resmungou depois de fechar a sessão em 14.º. “Claro que não estou nem um pouco feliz com o resultado. Não consegui fazer um tempo bom quando as condições eram melhores. Depois a chuva aumentou e ficou impossível.”
Massa, aliviado com o sexto lugar no grid, se disse “razoavelmente satisfeito”. “Podia ser melhor, mas podia ser pior. Pelo menos estou na frente dos meus principais rivais e minha posição de largada não é tão ruim. Estava bem difícil de guiar hoje, especialmente no “Q2″. Vai ser uma prova difícil, e o negócio é fazer o máximo de pontos que eu puder.” (FG)