Duas das principais favoritas ao título foram eliminadas nesta terça-feira no Torneio de Madri. A dinamarquesa Caroline Wozniacki e a russa Elena Dementieva, segunda e sexta cabeças de chave, respectivamente, caíram ainda na segunda rodada. Assim, das seis primeiras favoritas no saibro espanhol, restam apenas duas: as irmãs Serena e Venus Williams.
Vice-campeã em 2009, Wozniacki não foi páreo para a ucraniana Alona Bondarenko e perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em apenas 1h19 de jogo. Classificada às oitavas de final, Bondarenko enfrentará a chinesa Na Li, que fez uma batalha de 2h28 contra a eslovaca Dominika Cibulkova e conseguiu a vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 3/6 e 7/5.
Dementieva, por sua vez, fez um jogo duro contra a romena Alexandra Dulgheru, depois de um péssimo início. No final, porém, faltou fôlego para a russa, que perdeu por 2 a 1, parciais de 6/1, 3/6 e 7/5, após 2h32. Na sequência do torneio, Dulgheru pega a checa Lucie Safarova, algoz da russa Maria Sharapova na estreia e que venceu a bielo-russa Olga Govortsova por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/2 e 7/5.
Também nesta terça, mais duas favoritas caíram na segunda rodada em Madri. A francesa Marion Bartoli foi a que teve a derrota mais significativa. Cabeça de chave número 12, ela perdeu para a espanhola Anabel Medina Garrigues por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0. Nas oitavas, Garrigues encara a vencedora do confronto sérvio entre Jelena Jankovic, sétima favorita, e Ana Ivanovic.
Já a italiana Flavia Pennetta, cabeça número 14, foi surpreendida pela alemã Andrea Petkovic, mas ainda ofereceu mais resistência. Petkovic venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/3, e agora enfrenta a francesa Aravane Rezai. A tenista da França desbancou a checa Klara Zakopalova, que tinha eliminado a russa Dinara Safina, primeira favorita e atual campeã do torneio.