Agnieszka Radwanska não conseguiu justificar a sua condição de cabeça de chave número 1 do Torneio de Eastbourne. Atual quarta tenista do ranking mundial, a polonesa caiu diante da russa Anastasia Pavlyuchenkova, que ganhou por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (7/4), nesta segunda-feira, já na estreia da competição realizada em quadras de grama preparatória para Wimbledon.
Radwanska esperava ganhar embalo no torneio inglês visando o Grand Slam cuja chave principal começará a ser disputada na próxima segunda-feira, mas levou a pior em um confronto muito equilibrado diante da atual 26ª colocada da WTA.
O duelo durou duas horas e 21 minutos, sendo que cada tenista obteve quatro quebras de saque em oito oportunidades cada uma. Neste cenário de equilíbrio, Pavlyuchenkova triunfou ao ser mais eficiente no tie-break do terceiro set. Esse foi, por sinal, o segundo triunfo da russa em seis jogos contra a polonesa, que neste ano já havia superado a adversária no Aberto da Austrália.
Com a vitória desta segunda-feira, Pavlyuchenkova se credenciou para enfrentar na próxima fase a vencedora do confronto entre a italiana Francesca Schiavone e a russa Ekaterina Makarova, programado para esta terça-feira.
Já a alemã Angelique Kerber e a dinamarquesa Caroline Wozniacki confirmaram na estreia o status de respectivas quinta e oitava cabeças de chave em Eastbourne. A primeira delas superou a norte-americana Alison Riske por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/4, enquanto a tenista da Dinamarca derrotou a australiana Samantha Stosur por 7/5 e 6/4.
A próxima adversária de Kerber será a francesa Alize Cornet, que nesta segunda passou pela sérvia Bojana Jovanovski por 6/3 e 6/2. Já a rival de Wozniacki na próxima fase será a norte-americana Sloane Stephens, que despachou a francesa Caroline Garcia com parciais de 6/2 e 6/4.
Outra tenista que estreou com vitória em Eastbourne nesta segunda-feira foi a russa Elena Vesnina, que venceu a chinesa Shuai Peng por 6/3 e 6/4.