Paratiba

Faro de artilheiro de Kléber tira o Coxa da má fase e vence o clássico

Quando o jogo se encaminhava para um 0x0, Neto Berola cruzou e o Gladiador conferiu. Foto: Antonio More

Sem ser brilhante e mesmo ainda sentindo algumas dificuldades, principalmente no seu setor ofensivo, o Coritiba foi o dono do clássico Paratiba e venceu o Paraná Clube por 1×0, na noite de domingo (5), no Couto Pereira. O Verdão, com a sua primeira vitória conquistada no Estadual, chegou aos quatro pontos, subiu para a quinta posição, enquanto o Tricolor perdeu também a liderança do torneio, mas segue bem colocado. Coxas-brancas e paranistas terão agora a Copa do Brasil pela frente nos duelos contra Vitória da Conquista e São Bento de Sorocaba, respectivamente, neste meio de semana.

Coritiba e Paraná Clube entraram em campo com algumas novidades. Enquanto o Tricolor mais uma vez utilizou seu time misto, o Coxa estreou no clássico os meias Matheus Galdezani e Tiago Real, o zagueiro Walisson Maia e o atacante Rildo. O Verdão teve um leve domínio da partida, mas ainda não tinha a velocidade necessária no meio de campo para conseguir furar a retranca imposta pelo time paranista.

A primeira chance de gol surgiu somente aos 14 minutos e no erro do goleiro Léo. O arqueiro paranista entregou a bola nos pés de Kléber, mas o Gladiador demorou para chutar e perdeu boa chance de marcar. A única chance na etapa inicial veio cinco minutos depois. Zezinho cobrou falta e quase acertou o ângulo de Wilson. O Verdão, aos poucos, passou a jogar de forma mais organizada, chegou a marcar com o zagueiro Werley, mas o gol foi anulado.

Com um buraco no meio de campo, o Coxa seguia com dificuldades no setor de criação e, por isso, tinha um falso domínio da partida. Mesmo assim, o Verdão não teve o repertório ofensivo suficiente para conseguir assustar o gol defendido pelo goleiro Léo, que pouco trabalhou no primeiro tempo.

Ainda mais presente no setor ofensivo no segundo tempo, o Coritiba partiu para o ataque nos primeiros minutos e chegou com perigo com Carlinhos e Kléber. O técnico Paulo César Carpegiani mudou o jogo quando colocou o atacante Neto Berola no lugar de Tiago Real. Apesar de ter ficado sem um meia de criação, o Verdão cresceu no jogo. A partida ficou aberta e o Tricolor, bem postado na defesa, tinha os espaços para os contra-ataques.

Com um time recheado de atacantes, o Coxa ainda sentia a falta de um meia armador. O problema foi corrigido depois que o meia Ruy entrou no lugar de Henrique Almeida. Mas quem quase marcou foi o Tricolor. Na sua melhor chance na partida, aos 27, Diego Tavares cruzou, Guilherme Biteco cabeceou e Wilson fez grande defesa. A resposta do Verdão foi eficiente. Um minuto depois, Neto Berola colocou a bola na cabeça de Kléber, que mandou sem chances para Léo e abriu o placar.

O Tricolor precisou abandonar a sua postura defensiva e passou a dar mais espaços ao Coxa. O Verdão ainda teve mais uma chance de marcar. Aos 39, em outra boa jogada de Neto Berola, Kléber quase ampliou. No final, o Paraná, que tinha pouca presença ofensiva, foi prejudicado depois que o meia Zezinho agrediu Carlinhos e foi expulso. O Coritiba, então, não teve muita dificuldade para administrar a sua primeira vitória no Estadual.