No último domingo, foram definidos em Umuarama, na Serra dos Dourados, os campeões da sexta etapa do Campeonato Paranaense de Motocross 2006. A corrida reuniu 134 pilotos de todo o Paraná e de outras regiões e foi marcado por muita chuva, lama e ventos fortes, o que acabou cancelando os treinos no sábado. O domingo amanheceu com tempo bom, porém a pista estava impraticável. Durante toda a manhã, a área de competição ficou em manutenção e as provas iniciaram apenas ao meio-dia. Como ninguém havia treinado antes das baterias oficiais, cada piloto tinha direito a dar duas voltas para fazer o reconhecimento da pista.
Rafael Farias, de Rio Branco do Sul, está fazendo uma excelente temporada na categoria MX2, vencendo quatro das seis corridas disputadas até agora, e já somou 116 pontos (cada vitória soma 25 pontos). Na pista de Umuarama, que é técnica, rápida e veloz, Rafael se adaptou bem e o resultado não foi diferente. O piloto da Oasis Racing Team realizou uma prova excepcional. Largou de forma perfeita e completou a primeira curva na frente.
A partir daí ninguém representou perigo para o paranaense. Rafael saiu em disparada e a cada volta abria mais vantagem dos adversários, conquistando assim o lugar mais alto do pódio. Com a vitória, Rafael assume a liderança no ranking e abre uma vantagem de 25 pontos, o que o deixa mais próximo do bicampeonato paranaense. ?Estou muito feliz com mais essa conquista. Essa etapa foi importante para mim, pois somei importantes pontos que vão fazer a diferença no final da temporada de 2006. O Jean Ramos, meu principal adversário na disputa, não participou da etapa e me favoreceu para aumentar ainda mais diferença?, comenta Rafael, ansioso com o resultado, que também disputou na FLE e terminou em décimo lugar. Em segundo ficou Kaian Teixeira, de Cianorte, seguido de Willian Thomas Garcia, de Hernandarias.
O curitibano Maurício Martins, de 21 anos, que está retornando às competições, foi o destaque da etapa. O piloto da Oasis Racing Team finalizou em quinto na MX2 e em nono na FLE.
Na categoria Open, o curitibano Marcelo Silvério, da Oasis Racing Team, largou na ponta, mas logo na primeira volta o londrinense Nico Rocha o ultrapassou e assumiu a liderança até os minutos finais, sagrando-se campeão.
Já Marcelo manteve com tranqüilidade a segunda posição, conquistando o vice-campeonato. Após essa etapa, Nico continua em primeiro na classificação geral e Marcelo sobe de quinto para segundo colocado.
Os campeões das demais categorias foram: Kristofer Florenzano, na FLE; Reinaldo Silveira Moreira, na 125 2 tempos; Alexandre Mocelin, na Intermediária; Paulo Ricardo dos Santos, na FLN; César Mocelin, na Over 40; Gabriel Gomes dos Santos, na 50cc; Jairo H.Bakes, na 65 cc; e Gabriel Gentil, na 85 cc.
A sétima e penúltima etapa da temporada será realizada na cidade de Cascavel, nos dias 21 e 22 de outubro.