Ficou complicado. Faltando duas etapas (quatro corridas) para o final da temporada, o curitibano Augusto Farfus Júnior, único brasileiro no Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC), ficou mais distante do título. Líder até o domingo, ele teve dois péssimos resultados em Brands Hatch, na Inglaterra, não pontuou e viu o rival direto, o atual bicampeão da categoria Andy Priaulx, disparar na ponta.
Correndo em casa, o inglês mostrou mais uma vez que é o principal especialista no estilo de corrida do WTCC. Na primeira corrida de domingo, ele largou no pelotão intermediário, ganhou posições durante a prova e terminou na sexta posição. Levou três pontos (Farfus ficou pelo caminho), assumiu a liderança da temporada e, mais importante, ficou bem posicionado para a segunda corrida.
Como o grid é parcialmente invertido, Priaulx largou em terceiro – e aí ficou mais fácil ganhar as posições e conquistar a vitória. Os treze pontos do bicampeão mundial combinados com a trágica passagem de Farfus pela Inglaterra colocaram o inglês com 81 pontos, doze à frente do curitibano. Yvan Muller, que corre de Seat (Priaulx e Farfus são da equipe oficial da BMW), marcou onze pontos e encostou no piloto curitibanos, chegando aos 67 pontos.
Por motivos óbvios, Andy Priaulx está eufórico – ele festejou muito a vitória e a liderança, tendo a seu lado os 32 mil espectadores que foram a Brands Hatch. ?A partir de agora, esta é a minha pista da sorte. A segunda corrida foi um sonho. Estou muito feliz em poder dirigir junto dos torcedores, dos meus amigos e da minha família?, afirmou.
Para Farfus, restam quatro chances para conseguir o inédito título mundial. As duas primeiras serão em Monza, no dia 7 de outubro – a pista italiana favorece muito os carros da BMW. A última etapa do WTCC acontece em 18 de novembro, em Macau.