Um brasileiro pode conquistar um título inédito para o automobilismo nacional na madrugada de amanhã, em Macau. Para nós, paranaenses, a expectativa é maior, porque é o curitibano Augusto Farfus Júnior que corre a partir da 1h de domingo (de Brasília) para ser campeão do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC), competição que lidera. Não será fácil, porque são sete pilotos – além dele – que têm condições de levar o título. Um deles, o atual campeão Andy Prilaux, será o pole na prova de amanhã, que terá transmissão do Bandsports.
Prilaux é a ameaça mais visível ao título de Farfus. Além de largar na pole, ele tem apenas um ponto de desvantagem para o curitibano – 60 a 59, mesma pontuação de Jörg Müller, que assim como o atual campeão corre de BMW. O quarto piloto que entra na briga ?de igual para igual? é o italiano Gabriele Tarquini, da Seat, que tem 57 pontos.
A primeira briga (a luta para saber quem sairia na frente) aconteceu na madrugada de ontem em Macau. A BMW levou vantagem no circuito de rua e colocou cinco carros entre os dez primeiros. Augusto Farfus, com 80kg de lastro em seu Alfa Romeo, ficou na oitava posição. A formação do grid, a princípio, favorece Andy Prilaux, mas o piloto paranaense está bem posicionado – pois na segunda etapa há a inversão parcial do grid.