Uma atitude inconveniente do veterano Gabriele Tarquini tirou qualquer possibilidade de título do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC) do curitibano Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro da categoria. Ele foi abalroado por Tarquini na primeira corrida da etapa de Macau, na madrugada de domingo, e acabou ficando fora dos pontos, acabando o campeonato na quarta colocação. O campeão, como sempre, é o inglês Andy Priaulx, agora tri do WTCC.
Na primeira corrida, Alain Menu e Yvan Muller dominaram. Muller, com o Seat turbo, comprovava a recuperação da montadora espanhola na temporada. Mais rápido, o francês abriu vantagem para o suíço, que estava com o Chevrolet Lacetti. Farfus era o terceiro, e tinha uma posição segura – mais ainda quando o carro de Muller quebrou. Em segundo, com o francês fora e com Priaulx em nono, ele tinha grandes chances de ser campeão. Mas Tarquini não deixou. Na última volta, o italiano jogou o carro na traseira do BMW do curitibano, que acertou o muro e ali ficou. Menu ganhou a corrida, Priaulx ficou em oitavo.
Ele não precisaria de mais – Farfus e Muller estavam fora da disputa. Mesmo assim, a regra ainda permitiu ao inglês largar na pole, e vencer a segunda corrida de ponta a ponta. ?Eu não acredito que tudo deu certo. Não desisti porque sabia que algo especial estava guardado para mim?, festejou Andy Priaulx. O tricampeão do WTCC é o símbolo da categoria. Ele é rápido quando necessário e pragmático quando preciso.
Para Farfus, que terminou a temporada na quarta colocação (atrás de Priaulx, Muller e James Thompson -ver quadro abaixo), fica a lamentação de, quando estava disputando o título, ter ficado à frente de Tarquini. Em Monza, o italiano jogou-o para a brita. Em Macau, para o muro. E o campeonato foi para o espaço.