Duas corridas que podem mudar a história do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC). Domingo, acontecem as 13.ª e 14.ª etapas da temporada, que atingiu, após as provas de Puebla, o maior equilíbrio no ano.
Melhor para o curitibano Augusto Farfus Júnior (o único brasileiro na categoria), que venceu no México e subiu para a terceira colocação, com 46 pontos, apenas três do líder James Thompson. O ?circo? do mundial já está em Brno, na República Tcheca, onde acontecem as corridas de domingo.
A fase ?americana? da WTCC foi favorável a Farfus, apesar de não ter pontuado na segunda etapa de Curitiba. Ele conseguiu, em quatro provas, uma vitória, um segundo lugar e um terceiro – marcando 24 pontos e dando um salto na classificação. Ele aproveitou também o mau rendimento dos então líderes Andy Prilaux e Yvan Muller, que pouco pontuaram no Brasil e no México.
O curitibano só não passou à liderança do campeonato porque outro aproveitou a série latina – o inglês James Thompson, que pontuou nas quatro etapas de Curitiba e Puebla, somou 17 pontos e assumiu a ponta da tabela. O piloto da Seat passou a ser o favorito para conquistar o título deste ano.
Problema
Além de ter que enfrentar os pilotos da Seat e BMW, principais adversários dele no ano, o paranaense tem um novo oponente: o lastro. Por causa do regulamento, ele terá que carregar 80 quilos a mais em seu Alfa Romeo, lastro máximo na categoria.
James Thompson terá 70 quilos de peso extra em seu Seat, dez a mais que o vice-líder Andy Priaulx, da BMW. ?Numa categoria equilibrada como essa, qualquer diferença de peso interfere no desempenho?, explica o brasileiro. ?Mesmo assim, vou entrar na pista com o objetivo de chegar à liderança do campeonato?, diz Farfus. Os treinos em Brno começam hoje. A classificação está marcada para amanhã, e a primeira etapa começa às 8h15 de domingo.