Família paranista perde um de seus ídolos

A família paranista está enlutada. Faleceu na madrugada de ontem, aos 67 anos, Émerson Alves de Andrade, o Paulista, um dos melhores goleiros da história do Ferroviário. Foram doze anos como atleta e uma vida dentro do clube, atuando como dirigente, conselheiro ou simplesmente torcedor. No último sábado, ele esteve no Durival Britto, sofrendo com o seu time do coração. Paulista foi internado no dia seguinte e na terça faleceu, de complicações causadas por diabetes.

Émerson de Andrade, dono de um estilo ?bonachão?, tinha trânsito livre no clube. Independente do comando diretivo, ele sempre estava presente, dando uma olhadinha nos treinos e conversando com funcionários e atletas. Um perfil que fez de Paulista o primeiro diretor de futebol da história do Paraná Clube, exercendo a função entre 1990 e 1994, nas gestões de Aramis Tissot e Darci Piana. Depois disso, passou a atuar apenas como colaborador e conselheiro do clube.

Émerson de Andrade chegou ao Ferroviário em 1959, vindo do Operário Ahu. No ano seguinte, assumiria a condição de titular da camisa 1, que defenderia – com breves interrupções – ao longo da década seguinte. É apontado como um dos grandes goleiros não só do Ferroviário, mas do futebol paranaense nos anos 60s, período em que levou o seu clube ao bicampeonato de 1965/66. No dia 17/7/1969 recebeu o prêmio Belfort Duarte, por ter superado a marca de duzentos jogos sem receber cartão vermelho.

A despedida de Paulista dos gramados ocorreu em janeiro de 1971, num amistoso entre Ferroviário e Atlético (1×1), no Alto da Glória. Responsável pelo setor de preservação e memória do clube, João Maria Barbosa lembra sem vacilar o time que entrou em campo naquele dia: Paulista; Bira, Álvaro, Zequinha e Vilela; Lulinha (Pedrinho), Reginaldo (João Carlos), Ortiz e Nei (Madureira); Bremer e Techio. Familiares e amigos estiveram ontem à tarde no Cemitério Municipal para o último adeus a Émerson de Andrade, ou simplesmente, Paulista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo