É verdade, é sim senhor

Faltando 982 dias para a Copa, começam as obras na Arena

Finalmente a Arena da Baixada entrou em ritmo de Copa do Mundo e recebeu, na manhã desta terça-feira (4), os primeiros operários e máquinas que deram início às obras de adequação exigidas pela Fifa. Mesmo sem ainda ter o financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) em mãos, o clube conseguiu dar início ao projeto, através da CAP SA, empresa criada pela Sociedade de Propósitos Específicos (SPE), formada por conselheiros e presidida por Mário Celso Petraglia. O convencimento para a antecipação das obras foi na base da confiança e da conversa.

“É a confiança na nossa experiência, no potencial do clube, dos nossos parceiros [governos], isso nos dá segurança que não tivemos em 1997 [primeira construção da Baixada] e fizemos isso que estão vendo”, afirmou o ex-mandatário.

Petraglia garantiu ainda que o clube não ficará endividado por conta do financiamento que está prestes a ser confirmado e que poderá ser pago em 15 anos, com carência de três. A transação para que a CAP SA receba os recursos está sendo feia entre o BNDES e a Agência de Fomento do governo estadual.

“O que diremos agora, qual é a preocupação de que não viabilizaremos? Zero, absolutamente zero. Fiquem tranquilos e seguros que teremos os recursos e não endividaremos o clube”, garantiu Petraglia.

Esta primeira etapa das obras vai durar 90 dias e consiste em terraplanagem e fundação do terreno anexo à Baixada, onde serão construídas a área vip e o setor de imprensa da Copa do Mundo. No próximo ano, o estádio entra em obra efetivamente, com a adequação da praça esportiva.

Mesmo com o atraso de 10 meses, o governador Beto Richa coloca a Baixada como estádio mais adiantado do Brasil, em termos de obras. “Ontem era o estádio mais atrasado e a partir de hoje, é o estádio do Brasil para a Copa de 2014 com as obras mais avançadas. Sessenta porcento do estádio já está pronto. E será a obra com menor custo entre os estádios da Copa do Mundo de 2014”, comemorou Beto Richa.

O gerenciamento da obra será de responsabilidade da construtora Engenvix, de São Paulo, que formalizou a parceria com a CAP SA, restando apenas a assinatura formal do contrato, que deve aocontecer nos próximos dias, segundo Petraglia.

Acompanhe a cobertura completa das obras da Arena na edição da Tribuna do Paraná desta quarta-feira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna