O Atlético finalmente anunciou o seu listão para esta temporada. O elenco principal será formado por, no máximo, 31 jogadores, já incluindo os reforços recém-contratados. O técnico Mário Sérgio escolheu o grupo que vai ficar para disputar os campeonatos paranaense e brasileiro e quem sobrou será encaixado em outras equipes brasileiras e do exterior. A meta da comissão técnica rubro-negra é realizar uma pré-temporada ideal em 40 dias e deixar o time pronto para enfrentar as dificuldades do ano inteiro.
No momento, o time está com 30 jogadores, mas deverá perder ainda o lateral-direito Alessandro (que tem proposta do Grêmio) e os atacantes Alex Mineiro (quase certo com o Corinthians e com proposta do Atlético/MG) e Ilan (que tem propostas do futebol europeu). Para compensar, o treinador rubro-negro aguarda a concretização do acerto com o lateral-direito Ruy e a vinda de mais dois atletas, provavelmente um volante e um meia-armador.
Sobre os prováveis novos contratados, Mário Sérgio garante que ainda não sabe quem poderá chegar. “Para não dizer que eu não pedi nenhum jogador, eu pedi o Marcão, porque nós precisávamos de um lateral-esquerdo”, disse. Segundo ele, os outros reforços são de responsabilidade única e exclusiva dos dirigentes. “Até porque, não só pela cobrança depois, mas porque as pessoas podem colocar que você está envolvido em interesses escusos”, explicou.
Com o elenco completo, o trabalho passa a ser colocar os jogadores em ritmo de competição. Como o tempo é curto até o início do estadual (a estréia atleticana será dia 21 contra o Prudentópolis) e nem todos estarão em sua melhor forma, o clube já definiu que irá disputar as primeiras partidas da competição com uma equipe mista.
Novidades
Depois da guilhotina, algumas caras novas apareceram ou reapareceram no CT do Caju. A principal delas foi a do meia William, que depois de brilhar no Figueirense por três temporadas ganha nova oportunidade no time de Mário Sérgio. Além dele, estão integrados ao elenco principal o zagueiro Douglas da Silva e o meia Dione, que disputaram a série B do ano passado pelo o Avaí. Junto com eles, começaram a trabalhar os atacantes Washington e Rena, contratados na semana passada, mas que se apresentaram somente ontem. Hoje devem treinar Valnei e Vânderson, que chegaram ontem à noite.
Alex entre Timão e Galo
O atacante Alex Mineiro está com os dias contados no Atlético. Após a sua reapresentação no CT do Caju, o jogador admitiu que recebeu propostas irrecusáveis de Corinthians e Atlético/MG e que espera pela liberação do Rubro-Negro para defender outra equipe em 2004. Além dele, o elenco do Furacão ainda pode perder outros jogadores nesta temporada, entre eles o lateral-direito Alessandro e o atacante Ilan.
No caso de Alex Mineiro a situação se complicou com a entrada do Galo na jogada, que se somou ao interesse do Corinthians e aguçou a vontade do artilheiro. “A questão é que eu tenho uma proposta muito boa para sair, ir para São Paulo e jogar no Corinthians, com tudo acertado e, até o momento, estou na espera que o Atlético possa acertar um empréstimo de um ano”, explicou o atacante.
Segundo ele, as bases salariais já estão acertadas com o clube paulista. “Já tem uma semana que está tudo certo e estamos dependendo de o Corinthians liberar alguns jogadores para o Atlético”, destacou. Enquanto isso, o Atlético Mineiro entrou na parada e também já encaminhou um acerto com o atleta para ir para Belo Horizonte. “São duas propostas que eu tenho aí para decidir para onde eu possa ir, se o Atlético me liberar.” Enquanto não sabe para onde vai, o jogador segue a rotina dos companheiros e continua cumprindo os trabalhos da pré-temporada no CT do Caju.
Na mesma situação estão o lateral Alessandro e o atacante Ilan. O primeiro continua sendo pretendido pelo Grêmio e pode ser envolvido numa negociação entre as duas equipes. Com a virtual chegada de Ruy para a mesma posição, o espaço de Praguinha no grupo diminui. Já o atacante Ilan continua analisando propostas do futebol europeu e pode ser vendido pelo clube. De qualquer forma, os dois estão integrados ao elenco principal e em regime de concentração no CT.
Acerto – O lateral-direito Ruy só depende da liberação do Cruzeiro para poder definir sua vida com o Atlético. Somente depois que os dirigentes mineiros derem o aval é que o clube poderá anunciar a contratação.
Negociações – Depois do acerto do lateral-direito Rogério Sousa com o Paysandu, o clube paraense levou mais três jogadores do Rubro-Negro. O meia Fabinho, o volante Douglas Silva e o zagueiro Rodrigo Gomes também rumaram em direção a Belém.
Prateleira – Entre os jogadores disponíveis para negociações estão os zagueiros Tiago, Juliano, Wellington Paulo e Daniel; os laterais David e Michel Bastos; os volantes Pires e Isaías e os atacantes Lê e Selmir.