Faltam 600 dias para o início da Copa do Mundo de 2014

A 600 dias do início da Copa do Mundo, só dois estádios ainda estão em fase de demolição para receber novas instalações, como exige a Fifa. São a Arena da Baixada e o Beira-Rio. Em Curitiba, as torres que geravam pontos cegos não foram totalmente retiradas, enquanto em Porto Alegre, em fase ainda mais atrasada, apenas o anel inferior está em reforma – o anel superior ainda mantém a arquitetura antiga. Mesmo assim, os dois estádios não são os com cronogramas mais atrasados. A lanterna pertence à Arena das Dunas, que em outubro atingiu 38,5% das obras concluídas.

No termômetro da Copa, a reforma na Arena da Baixada avançou até 46%, mas tende a evoluir mais lentamente em função do impasse gerado pelas denúncias do vice-presidente José Cid Campelo Filho e por que a Prefeitura de Curitiba retirou a emenda que gerava receita extra de R$ 30 milhões ás obras do estádio. Há ainda as indefinições quanto ao fato de o potencial construtivo ser ou não dinheiro público, que está em debate no Tribunal de Contas do Paraná. Todos são problemas que só devem se resolver após as eleições municipais na capital, o que significa dizer que as obras na Arena praticamente perderam o mês de outubro.

Por outro lado, há dois estádios que devem ficar prontos até o final do ano. O Castelão, em Fortaleza, tem data de conclusão marcada para 15 de dezembro. Já o Mineirão projeta finalizar a reforma em 21 de dezembro. O estádio cearense, o mais avançado, já concluiu 92% das obras, enquanto o de Belo Horizonte atingiu 84% neste mês. Também estão bem avançados os estádios de Brasília, com 76%; Salvador, com 74%, e o Maracanã, com 70%. Outros que também romperam a barreira de 50% de são os de Recife, com 64% do projeto concluído, e o de São paulo, que neste mês chegou a 51,38%.

Além de Natal, Curitiba e Porto Alegre, onde o Beira-Rio está com apenas 40% das obras concluídas, também preocupam a Fifa os cronogramas da Arena Pantanal (47%) e Manaus (45%). A data-limite para os estádio que não irão participar da Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho do ano que vem, é que fiquem prontos até 31 de dezembro de 2013. Porém, já se especula que essa data, em função dos atrasos, possa ser prorrogada para fevereiro de 2014. As sedes selecionadas para a Copa das Confederações são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Recife, podendo diminuir caso a Fifa detecte que alguma obra não ficará pronta a tempo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna