Foto: Valquir Aureliano

Atacante já treina com os companheiros e pode reaparecer no jogo contra o Grêmio.

continua após a publicidade

Contagem regressiva para o retorno de Alex Mineiro ao futebol. Daqui há oito dias termina o prazo dado pelo departamento médico para a cicatrização referente ao implante das placas de metal no rosto do atleta – que ocorreu em 2 de agosto deste ano, após operação delicada de restauração da face, que durou cerca de cinco horas.

Alex Mineiro está treinando com bola desde o dia 15 deste mês e, na prática de algumas atividades específicas, já foi reintegrado ao grupo principal. Há todo um cuidado especial para com o atleta, que é ídolo da equipe e mereceu, por parte da diretoria, um bom investimento para mantê-lo vestindo a camisa rubro-negra.

O técnico Ney Franco também está otimista com o retorno do jogador, pois nesta semana está definida a presença de Alex nos treinos coletivos da equipe. ?(Semana passada) foi de transição para o atleta que passou do trabalho físico para o com bola. Ele fez trabalhos técnicos e de finalização, inclusive de cabeceio que era uma preocupação enorme?, explicou o comandante.

Sobre a possibilidade do atacante retornar à equipe no jogo contra o Grêmio, Franco foi evasivo. ?É um jogador que requer um certo cuidado, pois teve uma lesão grave. Prefiro não colocar data para ele voltar. Está tendo uma evolução satisfatória. Se o departamento médico e a comissão técnica acharem interessante ser usado contra o Grêmio e se o atleta estiver confiante, talvez possa jogar?, afirmou.

continua após a publicidade

Alex Mineiro é a grande aposta do Furacão para essa reta final. Se estiver em forma, com certeza poderá voltar a desequilibrar partidas, como fez no início do Brasileirão. ?Pela qualidade do atleta, quanto mais rápido puder utilizá-lo, seria interessante. Mas temos que avaliar qual é o melhor momento. Sem expor o atleta e sem expor o desempenho da equipe, pois o futebol de hoje requer muita força física?, finalizou o treinador.

Reencontro com ?carrasco?

continua após a publicidade

O próximo 31 de outubro será emblemático para o atacante. Neste dia, Alex Mineiro estará liberado clinicamente para voltar a jogar, após os 90 dias de recuperação e também poderá compor a delegação do Furacão no reencontro com o Grêmio, coincidentemente a equipe que interrompeu a jornada goleadora que ele construía neste ano. Na ?Batalha do Olímpico? – como ficou conhecida a partida realizada no final de julho, em Porto Alegre -, o artilheiro recebeu um chute involuntário do meia Tcheco, no rosto, o que lhe causou fraturas no nariz e maxilar. Nesse mesmo confronto, o atleticano Evandro também foi retirado de campo graças à violência tricolor. O meia teve um dente arrancado e outros três quebrados. Atlético e Grêmio se enfrentam na Arena, dia 31.

Retorno

Mesmo afastado mais de 90 dias do Brasileirão, Alex Mineiro retornará com possibilidade de brigar pelo importante título de goleador do Brasil em 2007. Atualmente, ele está a quatro pontos (ou dois gols) atrás de Josiel, do Paraná Clube, que lidera o ?Chuteira de Ouro? -troféu concedido pela revista Placar ao artilheiro do País.

Quando se machucou no final de julho, Alex liderava a competição, com 27 gols (oito no Brasileirão; dois na Copa do Brasil e 17 no Paranaense).