A VinilSul, distribuidor da 3M no Paraná, está fornecendo as faixas de capacete e baú de moto, coletes e jaquetas refletivas de alta visibilidade, atendendo à Lei do Contran (Resoluções n.º 219 e n.º 251, de 11/01/2007), que regulamenta o uso de equipamentos de segurança para os profissionais de motofrete. A lei já está em vigor, desde o dia 29 de maio de 2008, onde o infrator poderá ser multado e em caso de reincidência pode ter sua carteira apreendida.

continua após a publicidade

Atendendo as especificações técnicas do Contran, a 3M desenvolveu as faixas refletivas para capacete e baú de motos, exclusivas para motoboys, formadas por microprismas, resina sintética transparente e selada, para evitar levantamento nos cantos.

Para o motociclista comum, a empresa criou emblemas refletivos para as motos e capacetes de passeio. Com formas criativas, os emblemas refletivos proporcionam segurança ao usuário, pois permitem maior visibilidade à noite ou em períodos de pouca luz. Os emblemas têm formato oval, splash e asa, com adesivos do tipo sanguíneo e retângulo vermelho para o pára-lama da moto.

Para os profissionais de motofrete, a VinilSul desenvolveu colete e jaqueta, com refletivo 3M Hight Gloss e opção de bolso impermeável nas costas, que pode ser usado como visor de publicidade.

continua após a publicidade

O colete é confeccionado com tecido de tela, mais arejado, forro macio e respirável para maior conforto do usuário, possui ajuste lateral de tamanho. A jaqueta é fabricada com tecido macio e forro em matelassê para maior conforto, as mangas são removíveis, o punho tem ajuste em velcro e disponível somente na cor preta.

O colete e a jaqueta são vendidos nos tamanhos P, M, G e GG. Vale ressaltar que com as faixas e o colete, o motoboy fica visível a 1000 metros de distância e dessa forma evita acidentes.

continua após a publicidade

Quem já adquiriu aos coletes da VinilSul foi a Fly Express Coletas e Entregas, que tem mais de 30 motos e dois veículos utilitários, onde os sócios Carla Adriana Zechner e Leonilso Soares decidiram investir na segurança de seus funcionários.

“Nós primamos não só pela boa aparência e idoneidade dos nossos motoboys, mas também pela segurança deles, além de estar em conformidade com as resoluções do Contran”, disse Ricardo Andolfato, gerente de frota. “Com os coletes, jaquetas e faixas, nós padronizamos nossa frota. Agora os nossos motoboys podem ser identificados facilmente no trânsito”, argumentou Carla A. Zechner.

O motoboy Sérgio Gomes Ferreira, 44 anos, que trabalha na Fly Express, já sentiu a diferença do uso de equipamentos de segurança. “Depois que comecei a usar o colete refletivo da VinilSul, estou sendo mais respeitado no trânsito. Não levei mais fechadas e os carros até abrem passagem para mim, principalmente ao escurecer”, concluiu o motoboy.

Além disso, por ser obrigatório o uso de equipamento de segurança, o motoboy pode processar a empresa que trabalha em caso de acidentes, causando prejuízos ainda maiores às empresas de motofrete. Em Curitiba, os coletes, jaquetas e adesivos refletivos da 3M podem ser adquiridos na Stylo Moto Peças e na Savages Motos. (BN)