A Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, conquistou os 48.º Jogos Universitários do Paraná (JUPs), encerrados em Paranavaí.
O resultado surpreendeu os próprios vencedores e até os organizadores, pois a arrancada foi no último dia, passando do sexto para o primeiro lugar, com os não menos surpreendentes resultados nas finais das modalidades coletivas, como no futsal masculino, desbancando a favorita Unioeste.
Em segundo lugar na classificação geral ficou a UEM (Universidade Estadual de Maringá), que vinha dividindo a liderança com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), de Curitiba, com a vantagem de fazer mais finais nas modalidades coletivas na tarde desta última quinta-feira.
Divulgação |
FAG, a grande campeã feminina de handebol. |
A vantagem da campeã sobre a segunda colocada foi de dez pontos (108 a 98). Já a diferença da UEM para a UFPR foi de apenas dois pontos. A PUC, de Curitiba, terminou em quarto, com 83 pontos, e a UEL (Universidade Estadual de Londrina), em quinto, com 81.
A 48.ª edição dos Jogos Universitários do Paraná apresentou um número recorde de atletas: 1.487, divididos em 181 equipes de oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez, no masculino e feminino). O maior número de inscrições de atletas até então era 1.408, em 2006, em Guarapuava. A Universidade Federal do Paraná e estaduais de Londrina e Maringá eram as favoritas, principalmente por competir com maior número de equipes, com chances de somar mais pontos.