Fabíola Molina alega ‘descuido’ com sustância dopante

Em longa e emotiva carta dedicada a amigos e à comunidade aquática, a nadadora Fabíola Molina, que foi suspensa por doping nesta terça-feira pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), admitiu que “por um descuido ingeri essa substância que não é permitida em competição, e que não tive a intenção de obter ganho de performance.”

Fabíola, de 36 anos, está preventivamente suspensa por dois meses a contar do dia 8 de maio e perdeu o índice que conquistou para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. Além disso, foi excluída da delegação brasileira que vai disputar o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, a se realizar a partir de 17 de julho. Ela nadaria na China os 100 m costas e abriria o revezamento 4 x 100 medley.

Segundo a atleta, ela recebeu um sachê de amostra grátis de um site americano de suplementos, onde normalmente faz compras. O produto continha cafeína e outras substâncias, “o qual li rapidamente a embalagem”. “Não me atentei às especificidades das substâncias porque achava que o produto era inofensivo”, relatou.

De acordo com ela, esse produto se chamava 1.M.R e continha substância denominada metilhexanamina. “No momento do exame (na Tentativa Mundial, em 22 de abril), relatei os suplementos que tinha tomado, inclusive o sachê que havia recebido. Na hora, o médico responsável me alertou para o componente nocivo do produto. Foi uma surpresa.”

Ela teve de deixar a equipe brasileira que treina em Londres, no Crystal Palace, local a ser usado como base da equipe olímpica do País durante os Jogos de 2012, para retornar ao Brasil e receber a notificação da CBDA.

“Eu sempre valorizei a ação da agência antidoping porque acredito que o esporte deve ser o mais justo possível, e o “fair play” deve prevalecer nas competições, para que os atletas se sintam protegidos de performances alcançadas de forma ilícita”. Membro-fundador da Wada (Agência Mundial Antidoping), o médico Eduardo de Rose ressaltou que “ficou claro que não houve intenção de ganho de performance”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo