O vôlei de praia mundial tem um novo monarca. O capixaba Fábio Luiz, coroado Rei da Praia na semana passada, bateu o Deus da Praia norte-americano, Todd Rogers, no Desafio dos Reis entre Brasil e Estados Unidos, ontem, na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O título veio com a vitória em parceria com o cearense Márcio sobre Rogers e seu companheiro Phil Dalhausser por 2 a 0, com parciais de 21/15 e 23/21.
?Este é um grande dia na minha carreira. É uma honra colocar meu nome junto a ídolos do voleibol como Loyola, Ricardo e Emanuel?, afirmou o gigante Fábio Luiz, de 2m04 e um dos melhores bloqueadores do mundo. Mas ele garante que as conquistas não vão parar por aqui. ?Tenho outros planos, e vou correr atrás. Uma medalha nos Jogos Pan-Americanos é um deles?, avisou. No momento, Fábio Luiz e Márcio estão em segundo na corrida contra Ricardo e Emanuel, mas a diferença é pequena e as cinco primeiras etapas do circuito mundial de 2007 definirão o vencedor.
A equipe nacional levou o primeiro set com certa tranqüilidade. Márcio e Fábio Luiz cumpriram à risca a estratégia determinada pelo técnico Ronald Rocha e caçaram o baixinho Rogers (1m88) no saque. Afinal, Dalhausser, com 2m07, é um gigante de enorme envergadura que tem no bloqueio e nas cortadas armas poderosíssimas. ?Jogamos com eles quatro vezes até então e havíamos levado a melhor em três. Nosso objetivo era obrigar o Rogers a se desdobrar na recepção e no ataque, procurando forçá-lo ao erro. Deu certo, principalmente na primeira parcial. Na segunda, eles melhoraram, mas mantivemos a tranqüilidade?, lembrou.
O plano de jogo funcionou e Rogers, apontado como o mais habilidoso norte-americano nas areias, mandou para fora as bolas que decidiram os dois sets. ?Começamos o ano mais bem-preparados que em 2006, porque esta temporada é especial em termos de evento?, acrescentou Fábio Luiz.
Na avaliação de Márcio, a concentração da dupla no segundo set, quando a vantagem de uma e outra quase sempre não passou de um ponto, fez toda a diferença. ?O sol estava forte demais e o desgaste aumentou. As partidas contra eles são sempre duras, exigem inteligência e esforço mental?, lembrou. Empolgado com o resultado, derramou-se em elogios ao colega – ?é uma honra jogar ao lado do Fábio Luiz? – e garantiu que o título do circuito mundial não escapará em 2007. ?Vamos ganhá-lo, pode apostar?, assegurou. Márcio tem quatro vices na carreira, incluindo os de 2005 e 2006, nos dois primeiros anos da atual dupla com Fábio Luiz.