A brasileira Fabiana Murer venceu na noite de sexta-feira (madrugada de ontem no Brasil) a prova do salto com vara da 104ª edição do Millrose Games, torneio de atletismo realizado no Madison Square Gardon, em Nova York.
A paulista de 29 anos ficou com a medalha de ouro ao conseguir a marca de 4,74 metros em seu melhor salto, superando as norte-americanas Jehn Suhr – medalhista olímpica em Pequim, em 2008 -, com 4,64 metros, e Melinda Owen, com 4,44 metros.
Com o resultado, Murer também assumiu a liderança mundial do salto com vara, embora as principais atletas do mundo não tenham estreado na temporada. Em março, ela duelará com a russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial, no Pole Vault Stars, em Donetsk, na Ucrânia.
De qualquer forma, Murer começou a temporada de 2011 mantendo o bom nível do ano passado, quando foi campeã mundial e registrou as melhores marcas de sua carreira: 4,85 metros ao ar livre e 4,82 metros em pista coberta.
Agora Fabiana Murer segue para a Europa para mais quatro competições indoor, provas que são realizadas em ginásio coberto por causa do inverno no continente. A melhor marca do ano na recém-iniciada temporada indoor pertencia a alemã Silke Spiegelburg, com 4,65 m, feita no dia 16, em Leverkusen (ALE). A saltadora deixou Nova York ontem e volta a competir dia 5 de fevereiro, na Sparkassen-Cup, em Stuttgart (ALE).
O nome de Fabiana vai passar para o primeiro lugar da top list da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf). “Foi bom estrear com uma vitória, mas ela poderia ter saltado mais. Estava bem. Talvez tenha estranhado um pouco o tablado do ginásio indoor porque errou a corrida nas três tentativas que fez para saltar 4,84m, depois de ultrapassar o sarrafo, na primeira tentativa, na altura de 4,74m e ganhar a prova”, comentou o técnico Elson Miranda.