A brasileira Fabiana Murer conquistou mais uma vitória neste sábado. Campeã mundial indoor e líder do salto com vara na Diamond League, a atleta faturou a medalha de ouro na prova no GP de Londres, que integra a principal competição da temporada, mas não soma pontos na classificação geral.
Murer ficou com o ouro ao saltar 4,46 metros, bem abaixo da sua melhor marca do ano: 4,85 metros. A israelense Jilian Schwartz levou a prata e a inglesa Kate Dennison, o bronze. Ambas saltaram os mesmos 4,46 metros, mas a brasileira levou vantagem por obter a marca antes das demais. Uma das principais rivais de Murer, a russa Svetlana Feofanova também alcançou 4,46 metros, mas não subiu ao pódio.
Sem pontuar na competição, a brasileira utilizou a prova deste sábado para se preparar para a etapa de Zurique da Diamond League, na quinta-feira. A prova, que soma pontos em dobro, definirá o título no salto com vara. Murer lidera a classificação, com 15 pontos. Feofanova tem 10 e a alemã Silke Spiegelburg, 9.
“É o GP da definição da Liga. A Fabiana está na liderança, mas ainda não há nada decidido. Esperamos que ela possa saltar bem e alto”, afirmou o técnico da atleta, Elson Miranda. A brasileira já venceu as etapas de Roma, Eugene e Mônaco. Em Gateshead, faturou a prata. E, em Estocolmo, ficou com o bronze.