São Paulo – Um dispositivo “antierro” nas sessões que definem os grids dos GPs foi aprovado ontem na reunião da Comissão de Fórmula 1 da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que decidiu mudar o formato dos treinos para o campeonato de 2004. A partir do ano que vem, os pilotos terão direito a duas voltas lançadas para determinar sua posição de largada, e não a apenas uma, sistema adotado nesta temporada.
A pré-classificação, instituída neste ano, que deu alguma importância às sextas-feiras de GP, foi extinta. Atualmente, na tarde de sexta, os pilotos fazem uma volta cada entrando na pista na ordem que ocupam na tabela de pontos. O último no campeonato é o último a fazer sua volta. O líder do msundial, assim, normalmente pega a pista em sua pior condição, um handicap que visa equilibrar as coisas.
A loteria, no caso, fica por conta das condições climáticas. O mais veloz da sexta pode entrar na pista no sábado, por exemplo, quando começar a chover. Azar dele, e o grid está embaralhado, aumentando as chances de uma corrida melhor, com carros mais velozes largando atrás.
O que os chefes de equipe aprovaram ontem em Londres reduz bastante as possibilidades de as intempéries influírem no grid. A sexta-feira volta a ter apenas duas sessões de treinos livres. Os treinos extras, destinados aos times que optaram por limitar seus testes durante a temporada, foram extintos.
No sábado de manhã, nada muda: dois treinos livres. De tarde, o treino que define o grid será realizado numa sessão única de 90 minutos, com duas tentativas para cada piloto. Na primeira metade, eles entram na pista obedecendo à ordem de chegada na corrida anterior. O vencedor do último GP é o primeiro a fazer sua volta lançada. Ao final desta primeira parte, o mais rápido ganha o direito de ser o último a ir para a pista na segunda metade. Mas conta, para a formação do grid, a volta mais rápida das duas, tenha sido ela registrada na primeira, ou na segunda metade.
As mudanças ainda precisam ser aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA, no final deste mês. Outros pontos definidos foram a confirmação do uso de apenas um motor por fim de semana de GP (se for preciso trocar, o piloto perde dez posições no grid, ou larga em último, ainda a ser definido), a proibição do controle de largada e do câmbio totalmente automático.
Pizzonia volta à F-1 com “temporal”
Rio de Janeiro
– O piloto amazonense Antonio Pizzonia fez o melhor tempo de ontem nos testes que Williams e Toyota estão fazendo no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.Ex-piloto da Jaguar, Pizzonia voltou às pistas testando uma Williams. Neste sábado, ele volta a trabalhar no carro da escuderia inglesa, que ainda disputa o Mundial de construtores.
Pizzonia registrou o tempo de 1min18s818, na melhor das 88 voltas completadas no circuito. Este foi o melhor tempo da semana em Jerez. Vale lembrar que o piloto titular da equipe, Ralf Schumacher, treinou de terça a quinta-feira.
O segundo mais rápido do dia foi o também brasileiro Ricardo Zonta, piloto de testes da Toyota. Ele conquistou o tempo de 1min19s300. O terceiro a entrar na pista foi o espanhol Marc Gene.