Experiência de Kluivert e Blind vira vantagem na Holanda

Por trás do sucesso do técnico Louis van Gaal estão dois auxiliares de destaque. Os ex-jogadores Patrick Kluivert e Danny Blind integram a comissão técnica da seleção holandesa e são os responsáveis por ajudar Van Gaal a armar os esquemas táticos que têm derrubado os adversários nesta Copa do Mundo.

Ambos têm história na seleção holandesa. Kluivert disputou a Copa de 1998 e é vice-artilheiro da história da equipe, com 40 gols. Já o ex-zagueiro Danny Blind esteve nas Copas de 1990 e 1994. O curioso é que seu filho, o lateral-esquerdo Daley Blind, é um dos destaques da atual equipe laranja.

Kluivert, 38 anos, atua como uma espécie de elo entre o treinador e os jogadores, com quem têm relação muito boa. Nos momentos de lazer, fica muito mais tempo com os atletas do que com os demais integrantes da comissão técnica. Foi assim nas brincadeiras e nos mergulhos na praia de Ipanema, na visita ao morro do Corcovado e também nas saídas noturnas.

Nos treinamentos, Kluivert participa dos toques de bola, das rodas de bobinho e de trocas de passe antes de Van Gaal reunir o grupo para a tradicional preleção. Kluivert e o técnico se conhecem há pelo menos 20 anos. Foi Van Gaal quem o lançou no time titular do Ajax, em 1994. Depois, estiveram juntos em 1997, no Barcelona.

Kluivert parou de jogar aos 32 anos, em 2008. Em seguida, fez curso para treinador e Van Gaal o convidou para ser um de seus assistentes técnicos. Nos treinos realizados no campo da Gávea, o ex-atacante se dedicava especialmente às jogadas de ataque, sua especialidade quando atleta, com finalizações, troca rápida de passes e triangulações. “Tenho uma relação muito boa com o técnico e com os jogadores. Ainda penso como jogador, na verdade. Isso deve ajudar. Com Van Gaal também tenho afinidades”, disse Kluivert na semana em que a seleção da Holanda chegou ao Rio antes da abertura da Copa.

Já Danny Blind, 52 anos, mantém um certo distanciamento dos atletas. Ele fica mais próximo de Van Gaal, de quem é discípulo. Nos tempos de jogador, foi comandado pelo treinador no Ajax, de 1991 a 1997, e ganhou todos os títulos possíveis, inclusive a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, na temporada 1995.

Auxiliar de Van Gaal na seleção desde 2012, ele está sendo preparado para assumir a equipe depois da Eurocopa de 2016. Após a Copa, já está certo que Van Gaal vai para o Manchester United, da Inglaterra, e a Federação Holandesa de Futebol anunciou que Guus Hiddink será o treinador da seleção nos próximos dois anos e que Blind continuará como auxiliar da equipe. Após a Eurocopa de 2016, Hiddink passará o cargo para Blind, que terá a responsabilidade de classificar e treinar o time na Copa de 2018, na Rússia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna