O técnico Doriva estreia nesta quarta-feira no comando do São Paulo cercado de expectativas contra o Fluminense, no estádio do Maracanã, no Rio, pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 22 horas. A equipe terá de mostrar que está pronta para a reta final da temporada, adaptada ao novo treinador e livre dos problemas políticos no comando do clube.

continua após a publicidade

O São Paulo que terá de passar por tantas provações no Maracanã tem poucos problemas no elenco. Somente o lateral-esquerdo Carlinhos e o meia Michel Bastos estão machucados e não vão jogar. Até mesmo o atacante Alan Kardec volta a ser relacionado após seis meses, período em que se recuperou de cirurgia no joelho direito.

O novo treinador teve seis dias para trabalhar e arrumar o time desde que assumiu o lugar deixado pelo colombiano Juan Carlos Osorio. A responsabilidade de Doriva é grande pela proximidade de decisões por vaga na Copa Libertadores nas nove rodadas finais do Brasileirão e a disputa da semifinal da Copa do Brasil contra o Santos.

O estilo de trabalho mudou bastante em comparação a Osorio, mas os jogadores afirmaram que não houve problema de adaptação. “O diferente é o Osorio. O Doriva é mais tradicional, procura trabalhar posicionamentos táticos e entrosar mais a equipe”, disse o volante Hudson.

continua após a publicidade

O São Paulo deve ter postura mais cautelosa e sem improvisações para encarar o Fluminense. O time titular tem treinado junto desde a última sexta-feira, sempre no esquema 4-2-3-1. Doriva não deve manter a postura ofensiva de Juan Carlos Osorio e escalar uma formação mais cautelosa.

Antes improvisado como volante, Breno volta à posição de origem, como zagueiro. No meio de campo, Hudson e Thiago Mendes vão cuidar de marcação. Rogério e Alexandre Pato terão o papel de criar jogadas pelas pontas e o atacante centralizado será Luis Fabiano.

continua após a publicidade

Em quinto lugar no Brasileirão, o São Paulo busca vencer e torcer por um tropeço do Santos para retornar ao G4. O rival alvinegro é também o adversário direto do clube do Morumbi por vaga na final da Copa do Brasil.