A fase final dos 57.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) tem início nos bastidores já nesta semana, quando será recebida a documentação de todos os participantes. As disputas serão de 21 a 30 de maio, em Londrina, Maringá, Ibiporã, Rolândia, Apucarana e Marialva.
Vão participar mais de 10 mil atletas em 14 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A exceção da ginástica, só para as meninas, as demais são nos dois sexos e em duas faixas etárias: 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
Para se chegar aos finalistas das modalidades coletivas, principalmente, foram disputadas outras quatro fases: intraescolar (formação das equipes dos colégios), municipal (escolha dos representantes dos municípios nas diversas modalidades), regional (indicação dos campeões dos 32 núcleos regionais de Educação) e macrorregional (conhecimento dos finalistas). Só na macro classificaram-se mais de cinco mil alunos de sete modalidades basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Na fase final, os campeões da maioria das modalidades vão representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Fortaleza (CE), para alunos de 12 a 14 anos, de 10 a 19 de setembro, e em Goiânia (GO), para os de 15 a 17 anos, de 3 a 12 de dezembro.
PG somou 10 títulos na macrorregional: Jocop’s
Durante seis dias a cidade de Reserva do Iguaçu viveu as emoções do esporte escolar, com a realização de uma das fases macrorregionais dos 57.º Jogos Colegiais do Paraná.
Mais de 1.200 pessoas entre alunos e professores mudaram a rotina do município, que pela primeira vez recebeu um evento deste porte. Cidades de quatro núcleos de educação, mais a sede da competição foram representadas por mais de 60 escolas, que disputaram duas vagas em cada modalidade para a fase final dos Jocop’s de 2010.
Cerca de 125 partidas entre as modalidades de basquete, handebol, futsal, futebol de campo e vôlei foram realizadas em três ginásios de esportes e um campo de futebol.
Na manhã deste domingo foram conhecidos os campeões do futebol e futsal, modalidades que tiveram o maior número de equipes inscritas. Ponta Grossa foi a cidade com maior número de títulos, 10 no total. Guarapuava terminou a macrorregional com 5 títulos, e União da Vitória, Reserva do Iguaçu e Rebouças com 1 título cada uma.