Expectativa em Foz para Meia Maratona das Cataratas

A movimentação em Foz do Iguaçu, no Paraná, já começou. No domingo, dia 8, a 1.ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu será o evento central da cidade. Cerca de 600 atletas de nove países -Brasil, Guiana Francesa, Inglaterra, França, Uruguai, Argentina, Paraguai, México e Venezuela – estão confirmados para a competição, que terá como cenário as exuberantes Cataratas do Iguaçu. São ao todo 21.097 metros de percurso. Desses, 9 km são na Rodovia das Cataratas e 12 km dentro do Parque Nacional.

E, por ser um patrimônio natural da humanidade e área de preservação ambiental, é que os organizadores se cercaram de cuidados para realizar pela primeira vez um evento esportivo desse porte dentro do parque. Uma das ações é a doação de 500 mudas de árvores nativas para serem plantadas dentro do Parque Nacional. ?Não são apenas fábricas e carros que emitem gás carbônico, nós humanos também. E por isso, a doação de mudas. Elas são uma forma de compensação. Estamos neutralizando o carbono que será emitido pelos atletas?, explica Tadeu Natálio, presidente da Pro Correr e diretor-geral da prova.

Também foram passadas instruções aos competidores para que joguem os copos descartáveis de água que consumirem ao longo do trajeto no asfalto da estrada.

Tal medida é para evitar que esses materiais sejam descartados para dentro da mata, dificultando seu recolhimento. A Itaipu Nacional, uma das patrocinadoras, também providenciou um carro movido a energia elétrica para levar à frente dos competidores todos os equipamentos necessários para cronometragem da corrida. E, ainda, uma parceria com o Greenpeace reforçou o peso na defesa do meio ambiente.

A ONG disponibilizou quatro quadriciclos que farão a varredura do trajeto, recolhendo copos de água descartados pelos atletas durante todo o percurso.

Trabalharão juntos na segurança do evento contingentes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Guarda Municipal, Marinha e Força Verde. A largada é às 8h no Hotel Mabu e Resort e a chegada no Porto Nacional do Iguaçu, que será aberto ao público às 11h, quando o evento já estará encerrado.

A 1.ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu é um evento do Parque Nacional do Iguaçu, da Cataratas S.A. e da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo