Como atleta, o currículo de Roque Júnior dispensa comentários. A partir de hoje – quando será oficialmente apresentado pela diretoria -, o ex-zagueiro inicia uma nova etapa em sua vida profissional. Será o diretor-executivo do Paraná Clube. Há três anos e meio, desde que pendurou as chuteiras, ele tem se preparado para essa nova função, com cursos de gestão e de técnico de futebol. O acordo foi ajustado há semanas, mas os dirigentes paranistas mantiveram uma postura de sigilo, saindo pela tangente quando indagados sobre a contratação do pentacampeão mundial.
Roque Júnior construiu, ao longo dos 17 anos como atleta profissional, uma carreira vitoriosa. No Palmeiras, conquistou a Copa do Brasil (1998) e a Libertadores (1999). No Milan, levantou a taça da Liga dos Campeões da Uefa (2002-2003). O zagueiro foi além e, em 2002 e 2006, foi titular da Seleção Brasileira na campanha dos títulos do Mundial e da Copa das Confederações, respectivamente. Mesmo afastado dos gramados, segue com “trânsito livre” nos bastidores da Seleção e, recentemente, acompanhou o grupo de Luiz Felipe Scolari, como convidado da CBF, no amistoso disputado nos Estados Unidos.
Felipão é, aliás, um dos mentores de Roque Júnior, que nos últimos anos se preparou para esse momento, realizando uma série de estágios e cursos, no Brasil e no exterior. Além do curso de técnico da Escola Brasileira de Futebol, o ex-zagueiro realizou estágios com Felipão, no Borussia Dortmund, no Porto e no Athletic Bilbao. Também tem o 1.º nível da Uefa, em curso realizado na Itália. O conhecimento e as relações adquiridos ao longo da carreira serão fundamentais para o sucesso nesta nova etapa, onde atuará diretamente no comando do futebol do Tricolor.
O primeiro desafio do mineiro José Vitor Roque Júnior, será a contratação de um treinador. A definição ocorrerá nos próximos dias, num consenso entre o novo diretor-executivo e os integrantes do conselho diretor do Paraná. O suspenso em torno de quem seria o diretor-executivo persistiu até o início da noite de ontem. Porém, informações de que Roque Júnior almoçou com o presidente Rubens Bohlen e o empresário Marcos Amaral, em um restaurante no Batel, encerraram a “novela”. O ex-zagueiro e agora executivo da bola, será apresentado oficialmente a partir das 10h, na sede da Kennedy.