O zagueiro Rogério Corrêa, campeão brasileiro pelo Atlético em 2001, estreou no último final de semana no futebol ucraniano. O jogador brasileiro, que estava sem clube e treinando em Curitiba, entrou no 2.º tempo, aos 66 minutos, mas não impediu a derrota do seu novo time, o Illychivets Mariupol que subiu este ano para a 1.ª divisão da Ucrânia.
O jogo foi contra o Dínamo de Kiev que venceu por 2 a 0. O Dínamo de Kiev foi o vice-campeão da última temporada na Ucrânia. O título ucraniano ficou com o Shakhtar Donetsk, equipe dos meias brasileiros Jadson e Fernandinho, ex-Atlético Paranaense, que fizeram gols na final quando o time goleou por 4 a 2 o rival Dínamo.
Rogério Corrêa foi liberado em definitivo pelo Rubro-Negro no início deste ano. Ainda em março, quase foi contratado pelo Fortaleza para disputar a Série B. Mas acabou vetado por problemas médicos.
Nos últimos três meses, antes de viajar para o Leste Europeu, o zagueiro estava treinando em separado para manter a forma com o professor de Educação Física Eros Mathoso, no Operário Pilarzinho. Rogério Corrêa passou também pelo Vila Nova-GO, Goiânia, Shimizu S-Pulse, do Japão e Goiás.
Pra se firmar
O zagueiro terá que mostrar muito serviço na Ucrânica. Seu novo time, o Illychivets, acabou de subir para a divisão de elite, e segundo a imprensa ucraniana brigará para se manter na 1.ª divisão.
A disputa do título deverá girar novamente entre os favoritos Shakhtar e Dínamo de Kiev. Num segundo plano estariam as equipes do Dnipro, Metalist Kharkiv e Chornomorets Odesa. Illychivets Mariupol e Zorya Luhansk foram as equipes promovidas e entraram nos lugares de Naftovyk-Ukrnafta e Zakarpattya.
Desde que começaram a organizar os campeonatos nacionais em 1992, após a separação da antiga União Soviética, os ucranianos viram o Dínamo de Kiev ganhar 12 titulos, o Shakhtar quatro e Tavriya Simferopol, um.