Depois da decepcionante queda nas quartas de final da Copa Davis deste ano, a França apostará em um de seus principais tenistas da história para tentar se reerguer. Nesta segunda-feira, a federação do país anunciou que Yannick Noah será o capitão da equipe nacional na competição do ano que vem.

continua após a publicidade

Noah volta ao tênis depois de alguns anos se dedicando exclusivamente à carreira de cantor. Ele chega para ocupar a vaga de outro ex-tenista, Arnaud Clement, que foi dispensado na semana passada graças à derrota por 3 a 1 para a Grã-Bretanha nas quartas de final da Davis.

Clement também teria sofrido com problemas de relacionamento com alguns tenistas do país, especialmente Jo-Wilfried Tsonga. “Eu acho que alguns (jogadores) pediram uma mudança”, admitiu o ex-atleta na semana passada. “Mas a vasta maioria de jogadores me apoia e eu acredito que eles ficariam felizes se eu tivesse continuado para o ano que vem.”

A federação, no entanto, não deu esta sequência a Clement e preferiu apostar em um velho conhecido. Esta será a terceira vez que Noah capitaneará a equipe francesa na Davis, sendo que foi ele que a levou a dois títulos, em 1991 e 1996. Agora, perseguirá um troféu que não é conquistado desde 2001.

continua após a publicidade

Como jogador, Noah nunca conquistou a Davis – chegou à final em 1982, mas viu a França cair diante dos Estados Unidos -, o que não diminui sua importância no tênis. Ele foi o último atleta do país a conquistar um torneio de Grand Slam, justamente em casa, em Roland Garros, no ano de 1983.