O ex-jogador Dalian Atkinson morreu nesta segunda-feira após ser atingido pela polícia britânica por uma arma de eletrochoque Taser. O falecimento ocorreu 90 minutos depois do incidente em Telford, quando uma ambulância o levou para o hospital e ele sofreu uma parada cardíaca.
Segundo a polícia indicou, os agentes receberam um chamado de alerta durante a madrugada, afirmando que um incidente colocava em risco a “segurança de um indivíduo”. Não foram, porém, fornecidos mais detalhes sobre o disparo.
“Apesar dos esforços da polícia e dos funcionários do hospital, não foi possível salvá-lo e sua morte foi confirmada no hospital, pouco depois de sua chegada”, informou a polícia local.
Hoje com 48 anos, Atkinson jogava como centroavante e teve uma sólida passagem pelo Aston Villa, entre 1991 e 1995. Também atuou por Real Sociedad, Fenerbahçe e jogou uma temporada pelo Manchester City.
“O Aston Villa está triste ao ouvir sobre a morte de nosso ex-atacante Dalian Atkinson. Ele, sem dúvida, produziu momentos memoráveis em sua passagem pelo time. E, embora sua passagem pelo Villa tenha sido atrapalhada por lesões, ele tem a marca de um gol feito a cada três jogos”, publicou o time inglês em seu site oficial. “Nossos pensamentos estão com a família e os amigos nesse momento terrível.”
A Associação de Futebol da Inglaterra também disse que está “triste em ouvir sobre a morte” de Atkinson, que chegou a atuar pela seleção B da Inglaterra, em amistoso contra a Irlanda B em 1990. Ele marcou o único gol inglês na derrota por 4 a 1.
Atkinson ficou famoso por um golaço marcado em outubro de 1992, contra o Wimbledon, quando ainda atuava pelo Aston Villa. Ele recebeu a bola na defesa, driblou alguns marcadores, carregou até a intermediária e, de fora da área, deu um sutil toque por cobertura. Esse foi eleito o gol da temporada em 1992/1993 no Campeonato Inglês.