O técnico da seleção alemã, Joachim Low, se juntou a nomes como Theo Zwanziger, presidente da Federação Alemã de Futebol, e Oliver Bierhoff, dirigente da entidade, para uma cerimônia em homenagem ao primeiro aniversário de morte do ex-goleiro Robert Enke.
O tributo aconteceu de forma privada, nesta quarta-feira, no túmulo do ex-jogador. Enke sofria de depressão e se suicidou no dia 10 de novembro de 2009, aos 32 anos, quando se atirou em frente a um trem em movimento.
A cidade de Hannover, onde atuou como goleiro de 2004 até sua morte, pelo Hannover, planeja colocar o nome do ex-atleta em uma de suas ruas. Desde a manhã desta quarta, diversos fãs também prestaram homenagem em frente ao estádio do clube alemão.
“O luto, a dor e acima de tudo a questão ‘por que?’ continua a nos acompanhar até os dias de hoje. Precisamos lembrar que essa questão ainda precisa ser respondida”, declarou Zwanziger.
Enke era tido como nome certo da Alemanha para a Copa do Mundo de 2010 e vinha sendo nome constante nas convocações de Joachim Low. Além do Hannover, ele atuou por Borussia Monchengladbach, Benfica, Barcelona, Fenerbahçe e Tenerife.