O ex-árbitro de futebol Lourival Dias Lima Filho, de 45 anos, morreu na noite de domingo em um acidente automobilístico na BR-110, altura do município de Olindina (BA), 202 quilômetros ao norte de Salvador. O carro em que estava, junto com outras quatro pessoas, capotou na pista depois de o motorista tentar desviar de um animal. Eles voltavam de Banzaê, 318 quilômetros ao norte da capital baiana, onde Lima Filho proferiu uma palestra sobre arbitragem.
O ex-juiz, arremessado para fora do veículo, morreu na hora. Os outros quatro ocupantes do veículo, entre eles um diretor da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Sinval Vieira, foram atendidos no Hospital Jorge Valente, na capital baiana. Apenas um deles continua internado e não corre risco de morte.
Lima Filho apitou o jogo em que o São Paulo garantiu matematicamente a conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, ao vencer por 3 a 0 o América (RN), no Morumbi, em 31 de outubro. Em 26 de dezembro, já com a idade limite para integrar os quadros da Fifa – sem ter conseguido alcançar a meta -, resolveu abandonar a carreira.
O corpo do ex-árbitro foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Alagoinhas, a 90 quilômetros de onde ocorreu o acidente e o enterro será realizado no município de Nazaré das Farinhas, a 265 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Baiano, onde Lima Filho nasceu e morava.