Atual campeão mundial de boxe, Everton Lopes não conseguiu defender o título em Almaty (Casaquistão). Nem por isso o brasileiro da categoria meio-médio ligeiro (até 64kg) fez feio no Mundial de Boxe. Nesta sexta-feira, ele foi derrotado por pontos por Merey Akshalov, atleta da casa, na semifinal da competição, e terminou com a medalha de bronze.
Das dez categorias no Mundial, o Casaquistão, lutando em casa, fez oito semifinais, aproveitando-se da mudança na forma de pontuação, que ficou mais subjetiva. Everton, porém, não tem o que reclamar do resultado da luta, uma vez que foi dominado por Akshalov.
No primeiro round, demorou a reagir à maior ação do rival e viu os três árbitros apontarem 10 a 9 para Akshalov. No segundo assalto, Everton começou melhor, fazendo o boxeador da casa andar para trás, mas logo era o brasileiro que estava nas cordas. Mesmo assim dois juízes viram vitória do campeão mundial.
No último e decisivo round, quando Everton conseguiu equilibrar as ações e encaixar bons golpes, só um dos árbitros deu vitória do brasileiro. Em decisão dividida (28/29, 30/27 e 29/28), a vitória foi de Akshalov.
O Brasil, porém, ainda tem mais uma chance de chegar à final do Mundial de Boxe. Por volta das 10h30 (horário de Brasília), a se confirmar a programação oficial do dia em Almaty, Robson Conceição luta contra o italiano Domenico Valentino pela semifinal da categoria leve – até 60kg.