O Everton confirmou nesta quarta-feira a contratação do técnico Roberto Martínez, que levou o Wigan ao título da Copa da Inglaterra na última temporada. Ele assinou contrato por quatro temporadas e chega com a responsabilidade de substituir David Moyes, que foi para o Manchester United para a vaga deixada pelo lendário Alex Ferguson.
Martínez havia sido liberado pelo Wigan na semana passada e seu acerto com o Everton já era dado como certo pela imprensa inglesa. Mas somente nesta quarta-feira a equipe de Liverpool confirmou a contratação do treinador de 39 anos, que começou a carreira no Swansea.
Apesar do histórico título da Copa da Inglaterra, com a vitória por 1 a 0 sobre o favorito Manchester City na decisão – primeira conquista importante do Wigan em sua história -, Martínez não impediu o rebaixamento para a segunda divisão nacional. A equipe terminou o último Campeonato Inglês na 18.ª colocação, com apenas 36 pontos em 38 rodadas disputadas.
O jovem treinador terá a difícil tarefa de substituir David Moyes, que marcou época no Everton. O treinador passou mais de dez anos no clube de Liverpool e levou a equipe, mediana no cenário inglês, a incomodar os grandes. Por isso, chamou a atenção do Manchester United, onde ocupará a vaga do lendário Alex Ferguson, que comandou o time por 27 temporadas.