Não foi um jogo fácil, mas o Ceará bateu o Náutico no estádio Presidente Vargas, nesta noite em Fortaleza, pela 22.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e se manteve dentro do G4, a zona de acesso. O time cearense abriu o placar no início e teve de se segurar para não deixar a vitória escapar, inclusive com uma defesa de pênalti do goleiro Éverson.
Com a vitória, o Ceará chega aos 37 pontos, na terceira colocação, e não pode deixar a zona de acesso à elite no complemento da rodada. O único time que pode ultrapassar os cearenses é o Vila Nova, que tem dois pontos a menos e no sábado enfrentará o lanterna ABC.
O Náutico, na outra ponta da tabela, é o penúltimo colocado com apenas 17 pontos e segue fazendo as contas pela permanência na Série B. O primeiro clube fora da zona de descenso é o Luverdense, que já tem sete pontos a mais do que os pernambucanos e também joga no sábado, contra o Londrina.
O time da casa começou pressionando e logo abriu o placar. Com apenas 13 minutos de bola rolando, Elton cruzou, o goleiro Jeferson trombou com o companheiro Leandro Ávila e a bola sobrou para Lima tocar para o gol. Depois de sair atrás no marcador, o Náutico acordou para o jogo e passou a buscar mais o ataque, mas ainda não conseguia levar muito perigo ao gol defendido por Éverson.
Foi apenas no segundo tempo que o goleiro do Ceará brilhou. Aos dez minutos, Luiz Otávio cometeu pênalti em Gilmar, derrubando o atacante do Náutico dentro da área. Na cobrança, Giovanni parou em bela defesa de Éverson, que caiu no canto direito, viu a bola passar por baixo de seu corpo e se atirou nela com muita coragem.
Nos minutos finais, o Náutico seguiu se expondo. Precisando pontuar para deixar as últimas posições da tabela, o time visitante partiu para o ataque e deu espaço para o adversário contra-atacar, mas o Ceará não soube aproveitar as oportunidades.
Sem inspiração no ataque dos dois times, o jogo terminou mesmo com vitória magra do Ceará, resultado que garantiu a equipe no G4 da Série B por mais uma rodada.
O Náutico só volta a campo em 6 de setembro, quando recebe o Brasil de Pelotas, na Arena Pernambuco, pela 23.ª rodada da Série B. No dia 9, o Ceará visitará o Londrina, no Estádio do Café.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 X 0 NÁUTICO
CEARÁ – Éverson; Tiago Cametá, Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Richardson, Pedro Ken, Ricardinho (Cafu) e Lima; Lelê (Rafael Carioca) e Elton (Arthur). Técnico: Marcelo Chamusca.
NÁUTICO – Jeferson; Joazi, Breno, Feliphe Gabriel e Henrique Ávila (Bruno Mota); Amaral, William Schuster (Manoel), Diego Miranda e Giovani; Iago (Vinícius) e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes.
GOL – Lima, aos 13 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Daniel Nobre Bins (RS).
CARTÕES AMARELOS – Rafael Pereira, Luiz Otávio, Richardson e Pedro Ken (Ceará); Amaral e Giovanni (Náutico).
RENDA – R$ 86.046.
PÚBLICO – 7.979 pagantes (8.554 total).
LOCAL – Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).