A segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que começa nesta quinta-feira no Rio, valerá como evento-teste para os Jogos Olímpicos 2016. A competição será realizada no Parque Olímpico de Deodoro, com as principais estrelas mundiais da modalidade confirmadas nas provas.
Entre elas estão todos os medalhistas olímpicos em Londres-2012. No masculino, o tcheco David Svoboda (ouro), o chinês Cao Zhongrong (prata) e o húngaro Adam Marosi (bronze). No feminino, os destaques são a lituana e atual campeã olímpica Laura Asadauskaite e a inglesa Samantha Murray (prata).
O principal nome da equipe brasileira é a pernambucana Yane Marques, bronze em Londres. É o único pódio brasileiro na história da modalidade. Técnico da medalhista, o coronel Alexandre França ressaltou a importância do evento-teste na preparação da delegação brasileira para os Jogos do Rio de Janeiro. “O objetivo é competir bem, mas sem a responsabilidade de subir ao pódio”, afirmou.
O pentatlo moderno agrega provas de esgrima, hipismo, natação, tiro esportivo e atletismo (corrida). Os cinco esportes serão disputados em três instalações: o estádio de Deodoro, a Arena da Juventude e na piscina do Centro Aquático de Deodoro, que será entregue nesta quinta.
“Será fascinante ver os maiores atletas do pentatlo disputando aqui no Rio nessas instalações”, afirmou o presidente da Federação Internacional de Pentatlo Moderno, o alemão Klaus Schormann. O evento-teste, que não será aberto ao público, termina na próxima segunda-feira.