Amanhã, às 16h, no Clube Recreativo Dom Pedro II, acontece a 4.ª etapa do Estímulo Muay Thai. Serão lutas profissionais e amadoras, com premiação em dinheiro e medalhas. O evento é aberto ao público e o ingresso antecipado a R$ 10 pode ser adquirido nas academias Chute Boxe, Thai-Boxe, Nogushi e World Strong. Na hora, R$ 15. Os espectadores podem esperar muita disposição e adrenalina. Além do muay thai, haverá também lutas de vale-tudo com competidores de outros estados.
De acordo com o organizador e professor de muay thai Osmar Dias Fernandes, 37 anos, o Estímulo Muay Thai é um dos mais importantes do Brasil na categoria. ?Teremos muitas lutas boas. Infelizmente, não posso lutar porque é complicado organizar e lutar ao mesmo tempo. Estarei na torcida por minha aluna?, disse, referindo-se a Letícia Bacil, 17 anos, que lutará pela primeira vez em uma competição oficial. ?Estou muito feliz. Espero corresponder às expectativas e vencer, é claro.?
O muay thai é um esporte de contato físico, que exige muita concentração e disposição de quem o pratica. Para Fernandes, que está há mais de 20 anos no esporte, é muito gratificante organizar eventos desse porte, e qualquer um que se dedique pode se tornar um campeão. ?Não tem idade para começar. Em 3 meses o aluno já está apto a participar de competições internas (na academia). Mas isso depende dele. É preciso muito esforço e tática nas lutas. Na verdade, quando você está lutando a adrenalina sobe e tem que cair pra dentro e acreditar na vitória.?
Benefícios
O professor também fez questão de enaltecer os benefícios que o esporte proporciona. ?Nós instruímos para o bem. É uma atividade que aumenta a auto-estima, a parte física e a saúde. Tira das ruas, evitando as drogas, fora a disciplina intensa adquirida, enfim, ajuda em tudo?, complementa.
Fernandes, juntamente com Rudimar Fedrigo e o mestre Rafael Cordeiro, presidente da Federação Paranaense de Muay Thai, irá organizar o 1.º Campeonato Paranaense de Muay Thai, no ano que vem. Mais informações pelos telefones 3332-8865 ou 3029-3291.