Neste sábado, dia 12 de junho, Curitiba vai ser sede do OPEN BOULDER, no Campo Base Ginásio de Escalada. A competição vai esquentar o público curitibano em disputas radicais de escalada, movidas a muita música eletrônica e performances circenses.
O evento vai reunir mais de 60 escaladores de todo o País, em verdadeiros testes de resistência física e mental. A grande atração é a participação do atual campeão mundial de boulder, o americano Daniel Woods.
A competição vai ter um formato diferenciado. Os organizadores resolveram não dividir as disputas por categorias. Ou seja, homens e mulheres, jovens e adultos vão ter a possibilidade de testar suas habilidades de igual para igual.
Isso porque a modalidade boulder não privilegia os mais fortes. “Ganha aquele que souber equilibrar a resistência física com a mental” garante o organizador do evento, Klaus Mink.
O Boulder é uma das modalidades da escalada esportiva que tem como principal característica a ausência do uso dos equipamentos de segurança, tais como cordas e mosquetões.
De acordo com Mink, o impacto da queda é amortecido por colchões e quando o muro fica mais alto, uma segunda pessoa faz a segurança do atleta. “É tudo muito seguro, a falta de equipamentos torna a modalidade ainda mais emocionante”, garante.
Daniel Woods
Daniel Woods é um dos principais atletas da escalada esportiva mundial. Curitiba é sua primeira parada depois ter vencido o Climbing Worldcup, no último final de semana (05 e 06 de junho), nos Estados Unidos.
Texano de família de escaladores, começou suas primeiras aventuras aos 5 anos de idade. Hoje, aos 20 anos, suas conquistas são tão significativas que empurraram os limites do boulder mundial e tornaram a modalidade ainda mais popular entre os amantes dos esportes de aventura.
Evento
O OPEN BOULDER começa às 13h e é aberto ao público. Quem participar vai ter a oportunidade de conferir o que há de melhor na modalidade boulder de escalada e ter contato com os melhores atletas do país e do mundo. O Campo Base Ginásio de Escalada fica na Travessa da Lapa, nº 400.