O Palácio de Cristal, no Círculo Militar, recebe no próximo sábado (11), às 15h a Seletiva Nocaute ao Crack 2013 , com apresentações amadoras de diversas modalidades de artes marciais e ações efetivas de conscientização sobre os perigos das drogas. O evento, organizado pelo Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas e pela Força Jovem pretende atrair a comunidade à práticas saudáveis e, tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, da Frente Parlamentar Contra o Crack e outras Drogas da Câmara Municipal, e diversas academias do segmento.

continua após a publicidade

Para o idealizador das iniciativas, vereador Valdemir Soares , ”O esporte é uma ferramenta para afastar os jovens do universo das drogas. São realidades opostas e se incentivadas as práticas saudáveis, extraem das estatísticas o número de tragédias relacionadas ao consumo de substâncias ilícitas e arrancam o sofrimento de muitos lares que vivem esse problema”, pontua o parlamentar.

O esporte como um recurso decisivo no combate às drogas e na ressocialização de ex-dependentes é o objetivo da realização do evento que reunirá 20 lutas de Muay Thai, Jiu Jitsu, Submission, Mixed Martial Arts (MMA) e personalidades que incentivam a iniciativa. O apoio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj), Secretaria Municipal da Defesa Social, Políticas Públicas Sobre Drogas fortalecem as ações efetivas do calendário do Movimento durante todo ano, de conscientização e prevenção sobre os malefícios do consumo de entorpecentes.

continua após a publicidade

Cerca de 30 jovens recuperados através de ações do Movimento Curitiba Te Quero Sem Drogas vão apresentar seus depoimentos de como foram resgatados e decidiram mudar a direção de suas vida através de práticas esportivas.

A escolha dos atletas que participarão da primeira fase da competição foi definida a critério dos mestres que coordenam as academias parceiras do evento e aprovados pela comissão idealizadora do Nocaute ao Crack. A arbitragem dos combates para ingresso ao evento oficial, que vai ser realizada no segundo semestre, será feita pela Associação Paranaense de Lutas e pela Federação de Jiu Jitsu do Paraná.

continua após a publicidade

As duas instituições também vão supervisionar a pesagem dos atletas, um dia antes da Seletiva. As categorias dos participantes são Galo, Meio Leve, Leve e Meio Médio. Os vencedores serão premiados com troféus, medalhas, suplementos alimentares e a oportunidade de competir no evento oficial.