Valquir Aureliano |
Sonho realizado. Evandro se junta a outros três paranaenses da lista. |
Nos próximos 10 anos, o nome de Evandro Rogério Roman estará na seleção dos principais árbitros do mundo. Ontem, exatamente às 8h12, o site da entidade máxima do futebol divulgou a lista com o novo quadro. Ao todo são 20 brasileiros entre árbitros e assistentes. Também foram nomeados o árbitro Henrique Marcelo de Lima e os assistentes Emerson Carvalho e Moisés Pedrosa.
Evandro Rogério Roman se torna o quinto árbitro paranaense a ingressar no quadro internacional. Antes dele vieram Sueli Terezinha Tortura, no final da década de 90, Héber Roberto Lopes (2002), o rondonense Roberto Braatz (2005), e a cascavelense Katiucia Meneguzzi, que desde o ano passado é árbitra da Fifa para jogos de futsal.
?É o início de uma nova carreira. Estou entrando em um novo mercado de trabalho e tenho que buscar meu espaço sem muita euforia?, comentou Evandro que começou apitando jogos de futsal e futebol em Céu Azul, município do oeste do Paraná, e fez o seu primeiro curso de arbitragem nos dias 15,16 e 17 de dezembro de 1989, quando tinha 16 anos. Na oportunidade, o instrutor foi o atual presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol, Afonso Vitor de Oliveira.
?Naquela oportunidade o Afonso me disse que eu tinha potencial e deveria investir na carreira. Isso ficou marcado e aos poucos fui evoluindo, sem descuidar de outras questões importantes como educação e formação profissional?, lembra Evandro.
Afonso Vitor de Oliveira também recordou este momento em uma entrevista concedida na manhã de ontem, e destacou o bom momento vivido pela arbitragem paranaense, com três integrantes na lista da Fifa.
?Isso é espetacular, mas não podemos parar por aí. Queremos ter três Evandros, três Hébers e três Braatz, e já estamos fazendo esse processo de renovação?, anunciou.
Pelo histórico dos árbitros que integram o quadro internacional, a primeira escala de Roman deverá ser como quarto árbitro em uma partida da Libertadores. Somente em 2009 é que devem aparecer as escalas para arbitrar jogos de competições entre clubes, até que se chegue aos jogos entre seleções e os mundiais das categorias de base. Copa do Mundo é um plano para 2014. ?Isso tudo é expectativa, mas faz parte de um processo de amadurecimento. Na hora que acontecer estarei pronto?, comentou.
Ao comemorar a convocação, Evandro lembrou de pessoas que lhe deram apoio ao longo da carreira e fez um agradecimento especial à Faculdade Assis Gurgacz, onde comanda um dos departamentos. ?Graças ao apoio da família Gurgacz pude conciliar o trabalho na faculdade e as escalas para os jogos. Esse apoio foi muito importante para chegar onde estou hoje?, agradece.
Agora, Evandro aguarda a primeira escala para o Campeonato Paranaense, que pode acontecer já na próxima segunda-feira, quando acontece o sorteio para a primeira rodada.