São Paulo – Com o fim da maioria dos campeonatos na Europa, todas as atenções no Velho Continente se voltam para as eliminatórias da Euro 2008, que seguem hoje com 21 partidas. Enquanto países como Holanda e Polônia já estão com um pé na fase principal, outras precisam desesperadamente de um bom resultado neste final de semana.

continua após a publicidade

Com Áustria e Suíça, sedes do torneio, já classificadas, restam apenas 14 vagas, duas para cada um dos 7 grupos, e a briga começa esquentar para valer nesta reta final.

Dos ?grandes?, a situação mais delicada é a da Espanha, que segue em 3.º lugar no Grupo F, 3 pontos atrás da Suécia (com um jogo a menos) e 4 da Irlanda do Norte.

Hoje, a equipe comandada pelo sempre ameaçado Luís Aragonés enfrenta a frágil Letônia, fora de casa, e não pode nem pensar em qualquer resultado que não seja a vitória para se manter viva na Eurocopa. Também no Grupo F, a Suécia busca retomar a liderança contra a Dinamarca, com 7 pontos, que também precisa de um bom resultado.

Jogos complicados

continua após a publicidade

Outros times tradicionais como França e Portugal, apesar de estarem em situação um pouco mais confortável em seus grupos, terão desafios complicados na rodada.

A França fará um duelo de líderes do Grupo B contra a Ucrânia, e o perdedor pode ficar em situação delicada, uma vez que a Escócia, também na liderança, folga.

continua após a publicidade

Já Portugal, do técnico Luiz Felipe Scolari, joga fora de casa contra a perigosa Bélgica. O time de Felipão, vice-líder do Grupo A com 11 pontos, encara um rival que soma 7 e ainda sonha com uma vaga. Para complicar, Sérvia e Finlândia, também com 11 pontos, se enfrentam na rodada.

Felipão no Chelsea?

O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari desmentiu uma matéria publicada ontem pelo jornal inglês The Sun, que relatava uma suposta negociação para ele assumir o comando do Chelsea, da Inglaterra.

Irônico, Felipão disse que sequer conversou com pessoas ligadas ao clube britânico.

?Não tenho nada a ver com o que a imprensa inglesa noticiou. Nem conheço ninguém do Chelsea. Aliás, só conheço alguns portugueses que trabalham e jogam lá, mais ninguém.?

Concentrado na partida de hoje contra a Bélgica, fora de casa, pelas eliminatórias da Eurocopa 2008, o treinador de Portugal disse que não quer nem pensar na possibilidade de negociar com outras equipes. ?Não tenho nada a dizer sobre esse assunto. Estou focado somente na seleção portuguesa?, declarou.

Apesar das negativas, Felipão admitiu que seu nome pode voltar às manchetes nas próximas semanas. Nada, porém, que mereça atenção, segundo ele. ?Agora vai começar a época do tiro ao pombo. Às vezes mata um, às vezes não mata?, brincou o treinador.