O futebol de salão na Europa vem apresentando um crescimento considerável. Tanto na parte técnica quanto na aceitação por parte do público, esta modalidade genuinamente brasileira vem ganhando a cada dia mais e mais espaço. E um dos motivos que tem contribuído para esta evolução do futebol de salão no Velho Continente é, sem dúvida alguma, a presença de brasileiros nas equipes européias.
Espanha, Itália, Portugal, República Checa e Rússia são os países europeus que importam o maior número de jogadores brasileiros e que, por este motivo, mais evoluíram na parte técnica, se tornando grandes forças do salonismo internacional.
A Espanha, por exemplo, detém o título de bicampeã mundial adulto de seleções, ambos os títulos conquistados exatamente em cima do Brasil, os país criador do futebol de salão. A Itália é outra grande potência emergente do futebol de salão europeu e mundial. Naquele país, o futebol de salão vem apresentando um crescimento técnico excelente e tudo isto graças à presença de jogadores brasileiros em suas equipes, inclusive na seleção nacional.
Presença paranaense
"Esta evolução rápida do futsal europeu e em especial o italiano tem o dedo e a participação do Paraná", diz o professor Volnei Lopes da Silva, um técnico que dirigiu várias equipes do futebol de salão da Região Metropolitna de Curitiba e que hoje atua como intermediário de atletas paranaenses para o futsal da Europa e em especial da Itália.
Somente na temporada passada, o Paraná mandou para a Europa mais de 30 jogadores de futebol de salão. Deste total, mais da metade foi jogar na Itália. E todos eles jogadores bastante conhecidos do público paranaense como Aladinho, Alex, Pardal, Parrel, Schurtz, Bruno, Douglas, Consini, Daniel Viapiana e Vampeta.
No momento todos estes atletas se encontram no Brasil, passando férias. Eles permanecerão aqui até o final deste mês, uma vez que terão que retornar à Itália na primeira semana de agosto para se reapresentarem a seus clubes, para o reinício da temporada 2005/2006 programada para o próximo mês. Além do mais, os jogadores Parrel, Douglas, Alex e Vampeta deverão se apresentar à seleção italiana que vai disputar o campeonato europeu sub-21, cujo início está marcado para o mês de setembro.
Os jogadores Parrel e Vampeta, que jogam na equipe do Prato Cálcio A5, da cidade de Prato, vice-campeã italiana, foram eleitos os melhores do futsal italiano de 2004/2005. O primeiro foi escolhido o craque do ano e o segundo foi o artilheiro da equipe, com sete gols.
Visitantes vencem na Chave Ouro
A segunda fase do Campeonato Paranaense de Futsal da Divisão Especial foi iniciada na noite do último sábado e o detalhe foi que todas as equipes visitantes saíram vitoriosas.
Os resultados da rodada do final de semana pela Chave Ouro foram estes: Foz Futsal 1×3 Cascavel, Maringá 1×7 São Miguel, São Lucas/Paranavaí 0x4 Umuarama e Marechal Cândido Rondon 1×2 Atlético Fadep Pato-branquense.
A próxima rodada da Chave Ouro, a segunda da segunda etapa, vai acontecer na noite do próximo sábado, 30 de julho, com estes jogos: Cascavel x Maringá, em Cascavel; São Miguel x Palotina, em São Miguel do Iguaçu; Umuarama x Marechal Cândido Rondon, em Umuarama; e Atlético Fadep Pato-branquense x Toledo Futsal, em Pato Branco.
Chave prata
Também o Campeonato da Primeira Divisão, a Chave Prata, prosseguiu no final de semana com mais quatro jogos válidos pela segunda rodada do primeiro turno da segunda fase da competição.
Os resultados do final de semana pela Chave Prata foram estes: Matelândia 4×3 Colégio Londrinense, Palmas 4×2 Mandaguaçu; Itaipulândia 3×4 Medianeira Costa Oeste e Santa Helena 1×2 Instituto do Futsal Guarapuava.
Com estes resultados, a classificação das equipes em seus respectivos grupos ficou assim: grupo A – Matelândia, 6 pontos ganhos; Colégio Londrinense, 3; Palmas, 3; Ibiporã Futsal, 0; e Mandaguaçu, 0. Grupo B – Instituto do Futsal de Guarapuava, 3; Itaipulândia Futsal, 3; Santa Helena Futsal, 3; Medianeira Costa Oeste, 3; e Quedas do Iguaçu, 0.
A próxima rodada da Chave Prata vai acontecer no próximo sábado, 30 de julho, com estes jogos: Ibiporã x Palmas, em Ibiporã; Mandaguaçu x Colégio Londrinense, em Mandaguaçu; Quedas do Iguaçu x Santa Helena, em Quedas do Iguaçu; e Instituto do Futsal x Medianeira Costa Oeste, em Guarapuava.